5 ideias de festa de Natal como seu escritório nunca viu antes

Por Robert Half 30 de novembro de 2018

A festa de Natal do escritório está chegando, mas ao invés de sentir entusiasmo na equipe, você acaba notando um certo grau de apatia. Desculpas estão chegando cedo - parece que ninguém mais está preocupado com a frequência no trabalho e a motivação dos funcionários está baixa.

Talvez petiscos, enfeites e algumas músicas festivas no escritório não sejam mais suficientes para deixá-los interessados.

Neste caso, em primeiro lugar, você precisa esquecer o que você fez nos anos passados. É hora de pensar em algo que deixei seus funcionários realmente entusiasmados e ansiosos para participar. Organize um orçamento e faça um esforço em conjunto para proporcionar aos funcionários uma experiência maravilhosa.

Se você está querendo fazer uma noite memorável, aqui vão algumas ideias que saem um pouco do lugar comum:

1. Uma noite no teatro

Por que não levar sua equipe de trabalho para uma noite de cultura e diversão? Isso os dará a chance de ter uma experiência de cultura interessante. Esta é uma nova ideia de festa de Natal que certamente impulsionará o lado intelectual dos funcionários.

Visitar esses ambientes pode ser uma novidade para alguns membros da equipe, especialmente os mais jovens. Se você comprar ingressos em boa quantidade, poderá haver um desconto de grupo disponível.

2. Um dia fora do escritório

Em vez de realizar a festa de Natal do escritório em apenas uma noite, alguns empregadores estão organizando eventos para seus colaboradores que tem a duração de um dia inteiro. Melhor ainda se for em um dia de folga - mas isso dependerá das necessidades de seus clientes e se alguém será capaz de se responsabilizar pelas demandas que poderão surgir enquanto os profissionais estão fora do ambiente de trabalho. Caso sua equipe esteja sobrecarregada, você pode aumentá-la contratando profissionais por projeto para atender às demandas do final do ano.

ENVIE SUA VAGA

Alguns empregadores preferem organizar comemorações de Natal tradicionais, mas quem disse que o local não pode estar em algum lugar um pouco mais “fora da caixa”? Pode ser possível contratar uma sala de eventos em um local icônico - como uma mansão, chácara ou um edifício diferenciado.

Como alternativa, você pode reservar algum espaço em um complexo de entretenimento, onde há muitas atividades para os funcionários se divertirem. Pode ser possível realizar a festa em um cruzeiro, por exemplo, que é garantia de diversão.

Outras ideias de festas de Natal poderiam ser um dia de corrida, uma viagem para uma cidade diferente - potencialmente uma com bela decoração de Natal - ou que tenha alguma grande atração turística. Os funcionários podem interagir, participar de eventos e fazer networking, para construir laços de relacionamento durante o dia. Essa pode ser uma boa oportunidade para os funcionários passarem mais tempo juntos bem longe do local de trabalho.

Lembre-se que a felicidade entre os profissionais do trabalho é importante para o desenvolvimento do negócio: segundo um estudo da Happiness Works desenvolvido em parceria com a Robert Half, quanto mais felizes estão os colaboradores, mais resultados significativos a empresa obtém. 

3. Vá para um dia de trabalho voluntário

Uma opção alternativa é organizar um dia de voluntariado - onde os funcionários são convidados a devolver algo à comunidade por meio da responsabilidade social corporativa. Esta é uma oportunidade para fazer algum bem que tenha um impacto positivo na vida dos outros, afinal de contas, esta é a missão do Natal. Alguns funcionários não estarão interessados, mas outros irão adotar ativamente o conceito.

Os dias de voluntariado são ótimas sugestões, pois darão aos funcionários a chance de ver seus colegas e gerentes de maneira diferente, ajudando grupos desfavorecidos ou trabalhando em projetos locais.

4. Uma experiência misteriosa

Há um leque cada vez maior de opções para experiências misteriosas - em que os funcionários sabem que há uma possibilidade de uma comemoração de Natal, mas não sabem como ela acontecerá. As opções podem ser jogos de equipes projetados especialmente para grupos corporativos, uma caça ao tesouro temático que leva ao local da festa ou uma experiência de aventura ao ar livre.

5. Espere até o ano novo

Se você quiser que seu orçamento para eventos sociais se estenda um pouco mais, sempre há a opção de organizar uma festa de Ano Novo em vez de uma de Natal. Para festas corporativas, você terá que pagar um valor mais caro durante a época festiva - a grande premissa da oferta e demanda.

Mas esperar até janeiro permitirá que você invista melhor o dinheiro do evento e consiga organizar um ótimo dia ou noite para os membros da sua equipe - pelo qual eles serão extremamente gratos.

Está disposto a se dedicar? As ideias são muitas!

Pode ser um pouco tarde para você ter novas ideias para a festa de Natal deste ano, mas ainda há muito tempo para pensar sobre suas opções para o próximo.

Convide os funcionários a darem feedback sobre os eventos sociais organizados pela sua organização - descubra o que eles gostam e como você pode melhorar seu evento nos próximos anos. Afinal de contas, o objetivo final é o engajamento dos colaboradores e a melhoria do trabalho em equipe, por isso, quanto mais você conseguir envolve-los, melhor. [Leia também: Saiba se comportar nas festas de fim de ano]

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

More From the Blog...