Socializar com colegas e clientes é a forma perfeita de se aproximar deles e entender como são na “vida real”, diferentemente do mundo fechado do escritório. Ao se relacionar com contatos de trabalho fora do ambiente corporativo, você consegue se comunicar de uma forma mais efetiva e desenvolver confiança. Além disso, ter um bom relacionamento com os colegas cria uma sensação de estar em casa. O trabalho é onde passamos tanto ou mais tempo que em casa – e nada melhor do que transformar esse ambiente em um lugar amigável e divertido. Mas tudo isso pode cair por terra se você não seguir algumas regras para socializar.

Dicas de Como Socializar com Contatos Profissionais:

Mantenha o ambiente casual

Apesar de ser muito tentador falar sobre trabalho em um ambiente mais relaxado, nem todo mundo quer conversar sobre isso fora do horário do expediente. A menos que a intenção seja recíproca, tente deixar os problemas do trabalho no escritório e mantenha a conversa leve e divertida. Pergunte sobre família, amigos, férias, hobbies, programas de TV e filmes preferidos, ao invés de simplesmente transferir as conversas de trabalho para o bar.

Não beba demais

Quebrar o gelo com algumas taças de vinho pode ser uma boa ideia no começo da noite, mas quando os efeitos do álcool aparecem, não há volta – principalmente se houver comportamento inadequado ou ofensivo. Mantenha o controle e pense bem nas consequências e comentários dos colegas na segunda-feira.

Inclua todo mundo

Socializar apenas com os “caras legais” e deixar os colegas mais novos ou mais introvertidos de fora é uma atitude dos tempos da escola. Seja inclusivo e mostre para todo mundo que você joga em um time. Seja um chefe que quer provar a todos que se relaciona bem com todo mundo, seja um profissional júnior que está disposto a lidar com os “grandes” da empresa, misture-se o máximo que puder.

Evite controvérsias

A menos que você realmente conheça seus colegas e clientes, evite levantar temas como religião, sexo e política. E mesmo quando você os conhecer melhor, não pense que todo mundo se sente confortável em falar sobre esses assuntos. Pense bem antes de começar a criticar a igreja católica ou algum partido político.

Seja respeitoso e honesto

Socializar com colegas remove algumas barreiras, mas é bom respeitar a hierarquia fora do ambiente de trabalho também. Por exemplo, não peça ao seu chefe para te pagar uma bebia. Essa também é uma boa oportunidade para que os seus pares te conheçam um pouco mais. Não finja gostar de Game of Thrones só porque todo mundo gosta. Seja honesto, as pessoas vão gostar de você pelo que realmente é. Como em todas as coisas da vida, moderação é essencial, e isso se aplica também à socialização com contatos de trabalho. Você não precisa saber tudo o que se passa na vida dos seus pares – mantenha as coisas casuais e amigáveis até que vocês se aproximem e se tornem amigos. O tempo e a convivência são os seus maiores aliados.

Esta é uma adaptação de um post do blog worklife Austrália. Clique para ler o texto original.