4 maneiras de criar uma boa primeira impressão

Por Robert Half 28 de dezembro de 2017

Começar uma relação com o pé direito pode ser determinante para a conquista da vaga e dificilmente uma má impressão pode ser revertida, especialmente em entrevistas de emprego.

Uma boa impressão pode levar tempo para ser construída, mas minutos para ser arruinada. Porém, há formas de evitar e garantir o seu melhor.

1. Apresentação perfeita

Há quem diga que focar na aparência é manter a conexão superficial. Entretanto, muitos concordarão que a aparência diz muito sobre você, antes mesmo de suas palavras.

Se você tem uma entrevista com uma empresa conservadora, prefira roupas mais formais e deixe o jeans em casa. Por outro lado, se a sua entrevista for em uma agência criativa, é totalmente aceitável roupas casuais e, então, deixar terno de lado. Por isso, é extremamente importante que você conheça a empresa e sua cultura organizacional antes da entrevista. Assim, você estará de acordo com o dress code exigido, se sentirá mais confortável e causará uma boa impressão.

Tente cultivar a personalidade que você deseja que o potencial chefe associe a você. 

2. Linguagem corporal

Nos primeiros segundos da entrevista você terá a oportunidade de se apresentar ao entrevistador. Prefira o cumprimento de apertar as mãos. Muitas empresas multinacionais, por exemplo, possuem uma coexistência de culturas internamente e nem sempre estão acostumados com cumprimentos mais afetuosos. Cumprimente sempre de pé - é uma forma de demonstrar respeito e elegância. 

A linguagem corporal é a outra forma de saber sobre você. A forma como você se expressa representa a sua personalidade. Pessoas mais extrovertidas tendem a gesticular mais os braços e “falar com as mãos”; já as introspectivas costumam fazer menos movimentos. É importante ressaltar que independente da sua personalidade, não exagere nos movimentos. O entrevistador precisa prestar atenção aos seus argumentos e os gestos excessivos podem desviar a concentração.

Mantenha o contato visual no início e fique focado durante toda a entrevista.

Mostre interesse através do sorriso. Ninguém deseja trabalhar com uma pessoa infeliz e mal-humorada.

3. Concretize seus objetivos na comunicação

Nos primeiros minutos você estará formando a sua impressão e, ao mesmo tempo, concretizando seus objetivos por meio da comunicação. Portanto, vale a pena treinar o discurso e ir preparado.

Você é claro quando fala? O tom de voz é apropriado para a ocasião? O que você quer que pensem sobre você? Seus objetivos precisam estar alinhados com o que você é e, consequentemente, com o que você quer que acreditem que você seja.

Entretanto, o nervosismo pode estar presente nas primeiras vezes, assim, o melhor caminho para superar isso é treinando. Somente após algumas entrevistas e tentativas você se sentirá confiante com você mesmo. 

4. Seja interessado e interessante

Muitos profissionais desenvolvem a habilidade de percepção no momento do recrutamento, isto é, sabem quando o candidato não está sendo ele mesmo ou até mesmo quando está desinteressado pelo assunto. Tente ser sempre você e seja sincero. 

Não se esqueça, crie uma primeira impressão que dure

Se você puder seguir todas as dicas anteriores em sua próxima entrevista, você possivelmente terá o uma boa conexão inicial. Porém, não se trata apenas da primeira entrevista, é preciso manter o comportamento para que a primeira impressão seja duradoura.

Dicas para suas Entrevistas de Emprego

More From the Blog...

Perdi o emprego: e agora?

Perder o emprego ninguém quer, claro, mas saber o que fazer diante de uma situação como essa pode ajudar a lidar com o problema. O que você faria...

Saiba mais