Como fazer um currículo perfeito

Dicas de como fazer um currículo perfeito para se destacar

*Por Gabrielle Moreira

Você tem apenas 7 segundos para chamar atenção dos recrutadores, portanto elabore corretamente seu currículo, para que ele seja um ótimo cartão de visitas.

A competição no mercado de trabalho está cada vez mais acirrada. Se engana quem pensa que os recrutadores analisam todos os currículos de forma detalhada. Por isso, os candidatos devem ser diretos e ao mesmo tempo explicativos, expondo seu nível de conhecimento nas competências desejadas. Entre as dúvidas frequentes dos candidatos, uma se destaca: Como fazer um currículo perfeito?
Você também pode gostar de: 6 melhores fontes para currículo

Atualize frequentemente seu currículo

O grande segredo para ter seu currículo perfeito está em mantê-lo atualizado. Se a cada troca de emprego você apenas acrescentou novas atividades, mas o formato ainda é o mesmo desde a época do estágio, isso não é bom. É importante fazer repaginações com frequência, e dependendo do caso, começar o currículo do zero.

Informações de um currículo

É comum haver dúvidas durante a elaboração do currículo. Não exagere em informações desnecessárias, pois isso fará com que a leitura se torne cansativa. Em contrapartida também é preciso cuidado para não reduzir demais as informações a ponto de tornar o currículo pobre de conteúdo, comprometendo sua credibilidade enquanto candidato à vaga. Se não se sentir confortável, não se sinta obrigado a dividir sua idade. Boa parte das empresas não obriga candidatos a compartilharem esse tipo de informação. Datas são importantes para que o recrutador e a empresa tenham ideia de sua formação e experiência profissional. Sua idade, no entanto, não precisa estar em destaque ou documentada.

O que colocar no objetivo do currículo?

Pelo fato de ser óbvia, essa seção é dispensável. O que realmente conta é o que o candidato tem a oferecer. O livro Modernize your resumé: Get Noticed… Get Hired (na tradução livre: Modernize o seu currículo: seja notado… seja contratado) diz que o foco das informações deve estar de acordo com o que o candidato pretende alcançar, não no que já fez. Fale sobre a sua experiência, dando ênfase ao que pode te ajudar a conseguir alcançar seu objetivo, antes de listar as empresas em que trabalhou. Esse é um ponto muito importânte para deixar seu currículo perfeito.

Atenção aos detalhes

Evite detalhes desnecessários. Se na sua carteira de trabalho está escrito que seu último cargo foi o de “Analista Sênior 1”, a informação não precisar estar igual no currículo. Números e letras que classificam seu grau de especialização dentro de uma empresa possivelmente não são replicados em outras.

Fale dos seus resultados

Segundo a revista Forbes, pode ser interessante incluir gráficos e tabelas no currículo para revelar pontos sobre o candidato. Ter um website também é válido. Em ambos os casos, seja guiado pelo bom senso. Não abuse dos gráficos ou faça de uma página profissional um perfil de rede social. 
 

Essas foram algumas dicas que nossa equipe de Headhunters prepararam para deixar seu currículo perfeito, caso ainda não esteja se sentindo seguro, faça o download do nosso modelo de currículo.

Veja também: Pesquisa Salarial

Gabrielle Moreira é jornalista e escreve sobre economia, finanças, carreiras e comportamento há mais de dez anos. Depois de uma temporada no Valor Econômico de São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro e agora reporta diretamente de seu home office na cidade maravilhosa.

Tags: Carreira, Emprego

Compartilhar essa página