Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Por Thiago Zuppo

O número de profissionais que optam por enviar os chamados currículos criativos tem crescido, isso porque em um primeiro momento, pode parecer que essa alternativa pode fazer com que o seu currículo se destaque mais entre os outros, porém precisamos considerar que essa é uma estratégia que não se adequa a todas as empresas e nem a todas as vagas oferecidas. Então, você fica com a questão "devo fazer um currículo criativo para tentar ir em busca de novas vagas?".

Envie sua vaga

Para quem deseja fazer um currículo criativo, é importante saber o que é, quando ele se aplica e quais informações não podem faltar. É pensando nessas dúvidas que trouxemos esse conteúdo. Quer entender como fazer um currículo criativo e ter bons resultados no processo de recrutamento? Veja nossas dicas e entenda mais sobre o assunto!

O que é um currículo criativo?

Há diversas formas de apresentar um currículo criativo, porém muitas pessoas se equivocam ao acreditar que esse formato de apresentação delimita-se apenas ao design do texto, sendo essa apenas uma das ferramentas utilizadas para demonstrar a criatividade e harmonia em meio a uma apresentação tão diferenciada, por essa razão é preciso saber utilizar outros recursos que demonstram as qualificações e o compromisso profissional que o candidato tem

Os currículos criativos fogem do formato tradicional e utilizam gráficos, imagens e recursos como flash ou vídeo, ou seja, as possibilidades são muitas e, diante de tudo isso, é preciso encontrar o equilíbrio entre criatividade e imagem profissional, sem deixar que o novo formato deixe a comunicação ambígua ou confusa.

Leia também: Como organizar as informações no currículo 

Quando enviar um currículo criativo?

Antes de distribuir o seu currículo criativo, é importante compreender se essa será uma boa estratégia. Para isso, analise os fatores abaixo!

Considere a empresa e o tipo de anúncio

Em primeiro lugar, defina se a vaga ou a companhia que você mira condiz com este tipo de currículo. Empresas ou postos mais tradicionais devem ficar de fora. Em geral, estes CVs são destinados a posições mais criativas, como áreas de design, jornalismo ou publicidade.

A primeira atitude a se tomar é investigar a cultura da empresa, visite o site, leia o blog, busque informações com profissionais que já fazem parte do time, assim você conseguirá descobrir se aquele é o modelo mais adequado para aquela situação.

Tenha cuidado com os cadastros online

Existem plataformas que, visando auxiliar o candidato, montam um currículo a partir de cadastros online. Porém, é preciso ter cuidado. Como o currículo é algo criativo, é importante ter o seu toque pessoal e a sua leitura atenta. Caso contrário, você pode correr o risco de deixar as informações confusas ou usar gráficos desconexos.

É preciso ter atenção, especialmente, em vagas online, pois, muitas vezes, a primeira triagem dos documentos é feita por um software. Assim, é essencial usar palavras-chave relevantes em qualquer tipo de currículo. Caso opte pelo alternativo, vale submeter também um currículo básico, principalmente para vagas online.

Não escolha o currículo criativo apenas por diversão

Muitas pessoas, ao buscarem se destacar entre os demais e desejando demonstrar uma certa descontração, acabam fazendo um currículo criativo. No entanto, é preciso esclarecer que esse formato é uma estratégia e, inclusive, deve ser sim mais leve do que o CV tradicional, porém deve transmitir a seriedade e o profissionalismo por trás da inovação.

Sendo assim, não escolha usar um currículo criativo apenas porque ele é divertido. Você precisa ter uma boa razão para isso. Caso contrário, você usará um excesso de cores e de informações que poderão arriscar a vaga pretendida.

Está a procura de uma oportunidade?

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!

O que não pode faltar no currículo criativo?

Além disso, não vale ser criativo e esquecer de informações básicas mandatórias em qualquer currículo. Veja quais são: 

  • inclua seu nome completo e informações de contato
  • destaque suas realizações profissionais chave, nesse tópico você pode usar gráficos, linha do tempo e outros esquemas para demarcar sua trajetória;
  • inclua datas para que os analistas de recrutamento tenham uma ideia da sua linha do tempo profissional;
  • coloque apenas o essencial, muitos profissionais colocam informações desnecessárias para a vaga, isso pode fazer com que seu currículo se torne cansativo;
  • aproveite para destacar sua identidade e seu estilo de trabalho; 
  • utilize uma formatação harmoniosa;
  • apresente sua formação acadêmica e suas competências de maneira dinâmica.

O que não fazer em um currículo criativo? 

Além de saber o que fazer, é importante destacarmos o que pode prejudicar a sua primeira apresentação para a empresa. Veja abaixo!

Usar muitas cores

Selecione uma pequena paleta de cores para utilizar e não saia dela. Caso contrário, os recrutadores terão em mãos um currículo confuso e encontrarão dificuldades para buscar as informações profissionais a seu respeito.

Expor um excesso de informações

Geralmente, cada cargo pede que você selecione as informações que passará a respeito da sua jornada profissional. Isso porque uma experiência que pode ser relevante para uma vaga, pode não ser para outra. Sendo assim, dedique-se a construir algo mais personalizado para a vaga, filtrando as informações. Assim, caso haja uma triagem feita por meio das palavras-chaves, você terá mais chance de ser selecionado.

Confira também: Como montar um currículo para mudar de carreira

Excluir as datas

Quando você oculta algo tão importante acerca de suas experiências, pode passar a seguinte impressão negativa para os recrutadores: o tempo em determinados empregos foi curto demais. Sendo assim, coloque as datas, qualquer dúvida que eles tiverem sobre o período, será tirada durante a entrevista.

Ser desorganizado

Um fato é: o currículo criativo é chamativo e pode sim atrair a atenção dos recrutadores. Porém, algumas pessoas se perdem nesse objetivo e acabam apresentando as informações de maneira desorganizada. Sendo assim, siga uma linha de apresentação começando pelas informações básicas até chegar naquelas mais profissionais.

Independentemente do formato do currículo, recrutadores vão apreciar os documentos que vão direto ao ponto: a sua experiência profissional. Ao enviá-lo, você deve ter em mente que o que mais importa é o conteúdo.

Notou como boas informações podem ajudar a responder à pergunta inicial: "devo fazer um currículo criativo?" Criativo ou não, as informações apresentadas devem ser claras, concisas e em um formato de leitura fácil. Muitos recrutadores não gastam mais do que 60 segundos para analisar um currículo, então esteja certo que eles poderão ver o essencial neste tempo. 

Se você quer se inteirar mais sobre o assunto, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn e no YouTube!

*Thiago Zuppo é Division Manager CFA na Robert Half

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.