O aprimoramento profissional e outras competências dos atletas do mundo corporativo

Desafios corporativos inspirados nos jogos olímpicos

*Por Gabrielle Moreira

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro estão chegando e, com eles, uma certeza: vitórias, surpresas e frustrações farão parte da rotina dos atletas. Para isso os atletas precisam se preparar física e mentalmente para lidar com as adversidades. De uma maneira diferente, temos os desafios corporativos que exigem flexibilidade. Mesmo profissionais competentes muitas vezes questionam suas habilidades e, vez ou outra, pensam em desistir.

Em uma coluna para a Business Insider, Tracey Wilen, especialista em tendências de carreira, destacou algumas dicas inspiradas no mundo esportivo, que podem ser levadas ao mundo corporativo. Confira:

Trabalhando o aprimoramento profissional

O time de natação dos Estados Unidos passa 45 minutos treinando braçadas para dominar cada vez mais o básico. Faça o mesmo com as práticas profissionais: mantenha o seu currículo atualizado, faça networking e vá a entrevistas. 

Você também pode gostar de: Dicas para fazer um currículo perfeito

Treine suas competências e habilidades

Medalhistas olímpicos treinam constantemente. Estabeleça um plano de treino para a sua carreira também. Aperfeiçoe as suas habilidades e procure desenvolver novas. Isso garante uma melhor adaptação no caso de mudanças de emprego.

O sacrifício em prol do desenvolvimento do plano de carreira

O nadador americano Gary Hall Jr vendeu seu carro para comprar uma passagem de avião para participar dos testes olímpicos. Ganhou dez medalhas. Alguns profissionais voltam a estudar, mesmo que isso implique menos tempo para outras atividades. Investimentos em educação, no entanto, tendem a ser bem recompensados, além de ser algo duradouro.

Você também pode gostar de: Como criar um plano de carreira para os próximos 5 anos

Estabeleça suas próprias metas profissionais

Todos querem a medalha de ouro e é necessária uma série de pequenos passos para conquistar essa meta. Se coloque como o CEO da sua carreira. O que você precisa saber e o que precisa ser feito para que o seu sonho seja realizado? Pode parecer impossível, mas avançar em pequenos passos são um caminho para o progresso.

Converse com um especialista em carreira

Assim como os atletas recorrem aos técnicos, preparadores físicos, nutricionistas e outros membros da equipe, peça ajuda a alguém de referência do seu setor. Aplique essas dicas em sua carreira e esteja preparado para os desafios corporativos que podem vir.

Gabrielle Moreira é jornalista e escreve sobre economia, finanças, carreiras e comportamento há mais de dez anos. Depois de uma temporada no Valor Econômico de São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro e agora reporta diretamente de seu home office na cidade maravilhosa.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página