A mudança de emprego pode ser a saída para seu plano de carreira

Decisões no trabalho, quando mudar de emprego

Por Fernando Mantovani

Durante o plano de carreira, é comum se deparar com situações que exigem decisões no trabalho.
Imagine a seguinte situação: você está na empresa há alguns anos, é sempre bem avaliado pelo chefe da área, é reconhecido pela equipe como um bom colega e está feliz com isso. No seu planejamento do plano de carreira, tudo está indo bem.

De repente, vaga uma posição de gestão na sua equipe e é contratado um profissional do mercado externo. Há uma grande expectativa com essa nova chegada chegada, a pessoa é bem recebida e todos tocam a vida. Com o tempo, entretanto, as coisas mudam. Aquele profissional não entrega o que deveria e se mostra inábil na gestão de pessoas. O chefe da área é alertado diversas vezes, mas insiste em manter o profissional.

Sem que você notasse, um ano se passou e aquela pessoa ainda está por lá... e de lá não sairá, a não ser que queira. Aí você percebe que esse pode ser um daqueles momentos que exigem decisões no trabalho bem pensadas, já que seu plano de carreira agora está comprometido. A equipe é pequena, não há espaço para promoções a não ser que alguém saia, você não tem afinidade com seu gestor e também não há possibilidade de transferência para outra área.

A mudança de emprego

Quando você se depara com uma situação como a mencionada acima, existem apenas dois caminhos a serem seguidos:

1) você se conforma, pelo menos por um tempo, pois gosta de trabalhar na empresa e resolve esperar para ver se um dia as coisas mudam, ou

2) você entende que a única forma de continuar com seu plano de desenvolvimento profissional é buscando um novo desafio em outro lugar.

Não existe certo nem errado. O que existe é a consciência tranquila fruto das escolhas profissionais bem pensadas. O fato é que às vezes encontramos algumas pedras no meio do caminho que são difíceis de serem removidas. O melhor a se fazer é encontrar uma via alternativa, que pode até mesmo mudar o rumo de seu plano de carreira.

Você também pode gostar de: Como criar um plano de carreira para os próximos 5 anos

Fernando Mantovani é diretor de operações da Robert Half Brasil. Este artigo foi publicado em primeira mão no blog Sua Carreira, Sua Gestão, da Exame.com.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página