A principal característica de uma startup é, sem dúvida, o fato de ser um espaço que instiga a inovação. Essas microempresas, em geral, são comandadas por jovens empreendedores, possuem um ambiente informal e desburocratizado, cultura moderna, hierarquia horizontalizada e horário flexível. Ou seja, diversas características que favorecem a criatividade e a agilidade. Ao investirem nessas empresas, as grandes companhias esperam, principalmente, se beneficiar da ebulição de ideias.

BUSCAR TRABALHO

Este estilo inovador pode causar confusão quando falamos da forma de se vestir durante a entrevista. Deveria me vestir mais casualmente pelo perfil da empresa ou continuar com o estilo formal como qualquer outra entrevista?

A regra é a mesma para qualquer entrevista de emprego: pesquise como as pessoas se vestem naquela companhia. De nada adianta, por exemplo, você usar um belo terno e gravata, se o cargo que você pretende exercer não exige esse tipo de roupa no cotidiano. As startups buscam, principalmente, pessoas proativas, com perfil auto gerencial e multitarefa. Muitas vezes, por conta do rápido crescimento, as startups precisam contratar um volume grande de pessoas com baixos salários, o que atrai mais os jovens e menos os profissionais seniores. Isto, em geral, dá mais flexibilidade quanto ao uso de roupas e acessórios.

De qualquer forma, é sempre importante pesquisar sobre o público-alvo e sobre o cargo ao qual está se candidatando.

A consultora de recrutamento Débora Ribeiro fala sobre o tema e dá uma dica: “ainda que o ambiente seja informal, prefira deixar regatas, fendas e transparências para quando for sair com os amigos”.

Sempre verifique se você fará a entrevista diretamente na startup ou com alguma empresa de recrutamento. Na dúvida, use o bom senso e escolha peças discretas.

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS