Tenho uma entrevista em uma startup, como devo me vestir?

Por Robert Half 6 de junho de 2019

A principal característica de uma startup é, sem dúvida, o fato de ser um espaço que instiga a inovação. Essas microempresas, em geral, são comandadas por jovens empreendedores, possuem um ambiente informal e desburocratizado, cultura moderna, hierarquia horizontalizada e horário flexível. Ou seja, diversas características que favorecem a criatividade e a agilidade. Ao investirem nessas empresas, as grandes companhias esperam, principalmente, se beneficiar da ebulição de ideias.

BUSCAR TRABALHO

Este estilo inovador pode causar confusão quando falamos da forma de se vestir durante a entrevista. Deveria me vestir mais casualmente pelo perfil da empresa ou continuar com o estilo formal como qualquer outra entrevista?

A regra é a mesma para qualquer entrevista de emprego: pesquise como as pessoas se vestem naquela companhia. De nada adianta, por exemplo, você usar um belo terno e gravata, se o cargo que você pretende exercer não exige esse tipo de roupa no cotidiano. As startups buscam, principalmente, pessoas proativas, com perfil auto gerencial e multitarefa. Muitas vezes, por conta do rápido crescimento, as startups precisam contratar um volume grande de pessoas com baixos salários, o que atrai mais os jovens e menos os profissionais seniores. Isto, em geral, dá mais flexibilidade quanto ao uso de roupas e acessórios.

De qualquer forma, é sempre importante pesquisar sobre o público-alvo e sobre o cargo ao qual está se candidatando.

A consultora de recrutamento Débora Ribeiro fala sobre o tema e dá uma dica: “ainda que o ambiente seja informal, prefira deixar regatas, fendas e transparências para quando for sair com os amigos”.

Sempre verifique se você fará a entrevista diretamente na startup ou com alguma empresa de recrutamento. Na dúvida, use o bom senso e escolha peças discretas.

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

More From the Blog...