Redes sociais no currículo - colocar, ou não?

Por Robert Half 1 de outubro de 2018

As redes sociais são uma rica fonte de informações pessoais de cada um de nós e, por esse motivo, elas têm sido cada vez mais utilizadas como método para avaliar a personalidade dos candidatos nos processos seletivos. Mas isso não significa, necessariamente, que você deve adicioná-las ao seu currículo.

Afinal, devo colocar minhas redes sociais no CV ou não?

A indicação é que no seu currículo seja incluído apenas o seu perfil do LinkedIn - caso você tenha.

Adicionar seu perfil do Facebook ou seu Instagram não será tão relevante assim, até porque muitas pessoas deixam seus perfis visíveis apenas para amigos e familiares, o que impossibilita uma análise profunda dos recrutadores.

Os recrutadores vão muito além do que está no seu currículo – cuidado.

Fique atento durante sua busca por um novo emprego: por mais que você não adicione seu Facebook no currículo, por exemplo, há muitas empresas que vão checar suas redes sociais para coletar informações que vão além do que está escrito no seu CV.

A verdade é que isso não acontecerá em um primeiro momento, mas, sim, quando você estiver sendo comparado com outros profissionais durante um processo seletivo.

Obs.: Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial. Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar.

Suas redes sociais podem dizer muito sobre você, portanto:

  • Tome cuidado com o que você posta, com as páginas que segue e as publicações que curte

  • Seja discreto com o tipo de foto que você escolhe como a foto do seu perfil, pois essa será a primeira impressão – informal - que o recrutador terá sobre a sua personalidade

  • Mantenha uma postura ética em suas redes sociais

  • Evite atitudes que matam a sua credibilidade

Invista na sua presença no LinkedIn

Ao adicionar seu LinkedIn - que é uma rede focada no mercado de trabalho, networking e em temas profissionais – ao currículo, certifique-se que seu perfil tem uma foto corporativa, preferencialmente em seu ambiente de trabalho.

Outra dica importante é compartilhar conteúdos relevantes que estejam conectados com a sua área de atuação.

Assista abaixo às dicas de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre esse tema.

 

 

Perguntas Frequentes

Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

More From the Blog...