Tempo estimado de leitura: 5 minutos

As redes sociais são uma rica fonte de informações pessoais de cada um de nós e, por esse motivo, elas têm sido cada vez mais utilizadas como método para avaliar a personalidade dos candidatos nos processos seletivos. Mas isso não significa, necessariamente, que você deve adicioná-las ao seu currículo. Para saber quando, por que, como incluir as redes sociais no currículo e outras informações afins, siga acompanhando o nosso post. Boa leitura!

[BAIXE NOSSO MODELO DE CV]

Afinal, devo colocar minhas redes sociais no CV ou não?

A indicação é que no seu currículo seja incluído apenas o seu perfil do LinkedIn — caso você o tenha — e redes sociais que sejam relevantes para demonstrar o seu trabalho, como, por exemplo, o Behance para designers, o GitHub para programadores e até mesmo o Instagram para modelos. Sendo assim, não há motivos para adicionar outros tipos de redes sociais no currículo que sejam de uso estritamente pessoal, principalmente aquelas como o Snapchat e o TikToker.

Por que é importante saber como colocar as redes sociais no currículo?

O currículo é o primeiro contato dos recrutadores com o profissional e qualquer equívoco cometido nesse documento pode resultar na eliminação do candidato, visto que a seleção de currículos é a etapa com maior número de concorrentes e uma das que mais reprovam, ficando atras apenas das entrevistas.

Nesse sentido, ao ocupar o CV com redes sociais desnecessárias e até mesmo inadequadas, você corre o risco de comprometer a visualização das informações relevantes para a sua aprovação e, até mesmo, transmitir uma imagem antiprofissional.

Cuidado: os recrutadores vão muito além do que está no seu currículo

Fique atento durante sua busca por um novo emprego. Por mais que você não adicione seu Facebook no currículo, por exemplo, há muitas empresas que vão checar suas redes sociais para coletar informações que vão além do que está escrito no seu CV.

A verdade é que isso não acontecerá em um primeiro momento, mas, sim, quando você estiver sendo comparado com outros profissionais durante um processo seletivo. Portanto, mesmo não incluindo redes sociais de uso estritamente pessoal no seu currículo, é interessante remover informações e imagens que possam comprometer a sua aprovação no processo seletivo, caso o perfil seja aberto ao público.

Obs.: Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial. Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar.

Saiba mais: Planejamento de carreira: como fazer o seu

Suas redes sociais podem dizer muito sobre você, portanto:

  • tome cuidado com o que você posta, com as páginas que segue e as publicações que curte;
  • seja discreto com o tipo de imagem que você escolhe como foto do seu perfil, pois essa será a primeira impressão informal que o recrutador terá sobre a sua personalidade;
  • mantenha uma postura ética em suas redes sociais;
  • evite atitudes que comprometam a sua credibilidade.

Invista na sua presença no LinkedIn

Ao adicionar o seu LinkedIn — que é uma rede focada no mercado de trabalho, networking e em temas profissionais — ao currículo, certifique-se que o seu perfil tem uma foto corporativa, preferencialmente em seu ambiente de trabalho. Outra dica importante é compartilhar conteúdos relevantes que estejam conectados com a sua área de atuação.

Como colocar as redes sociais no currículo

Agora que você sabe quando e quais redes sociais colocar no currículo, veja como inseri-las no documento.

Saiba qual é o melhor lugar para incluir as redes sociais

O local ideal para colocar as redes sociais no currículo é próximo ao cabeçalho, onde geralmente constam informações, como nome completo do candidato e dados para contato. Caso se trate de um currículo eletrônico, basta inserir o nome da mídia social seguida de dois pontos e seu username. Logo após, copie o endereço eletrônico do seu perfil, clique com o botão direito do mouse em cima do username e selecione a opção "hiperlink".

Assim, basta o recrutador clicar no nome de usuário para ser direcionado para a rede social. Agora, se o currículo for entregue em documento físico, apenas inclua o username para que o recrutador possa pesquisá-lo se desejar.

Atente-se aos posts

É fundamental se atentar aos textos postados e links compartilhados no seu perfil, pois o comportamento do profissional é um aspecto muito importante na avaliação do candidato. O ideal é que a sua página transpareça profissionalismo e não contenha nenhum assunto polêmico não relacionado a sua área de atuação que possa comprometer a sua candidatura.

Convém destacar que, caso você queira compartilhar um tema delicado pertinente ao seu âmbito de trabalho, o ideal é apresentar argumentos científicos e ser respeitoso e aberto a dialogar com os demais, a fim de que todos que interagirem com o post possam refletir e crescer profissionalmente a partir de um debate saudável.

Tome cuidado com as fotos

Como mencionado previamente, é muito importante que a foto de perfil da sua página transmita profissionalismo. No entanto, você também deve se atentar às demais fotos postadas no seu perfil.

O ideal é que a sua página contenha registros de congressos, networkings, reuniões, eventos corporativos, colaboração online e outras ocasiões afins. Portanto, deixe as fotografias pessoais para as redes pessoais, certo?

Para obter maiores informações sobre a inclusão de redes sociais no currículo, assista abaixo às dicas de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre esse tema e, se restar alguma dúvida, sinta-se à vontade para enviá-la pelos comentários, que prontamente iremos respondê-lo.

Veja também: 8 dicas para ganhar o salário que você merece

Assista abaixo às dicas de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre esse tema.

 

Perguntas Frequentes

Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossa agência de Belo Horizonte. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.