Preciso enviar uma carta de apresentação junto ao meu currículo?

Por Robert Half 28 de agosto de 2018

A carta de apresentação é um resumo sobre quem você é e contém informações profissionais suas que serão úteis para que o recrutador possa te avaliar.

Ela serve, essencialmente, para você se apresentar a uma candidatura, informar o envio do seu currículo e solicitar a realização de uma entrevista.

A verdade é que saber como organizar as informações em um currículo é ainda mais importante do que enviar uma carta de apresentação, já que a maioria das empresas no mercado brasileiro não pede este documento.

Você sabia?

Sua carta de apresentação geralmente não será lida em um primeiro momento para decidir se você participará ou não de um processo seletivo.

Ela tem mais chances de ser lida em uma segunda etapa, antes de uma entrevista – e mesmo assim esse hábito não é tão comum assim.

Pode ser uma boa carta na manga

Se você quiser ter uma carta de apresentação, sem problemas. Prepare sua carta, pois quando te pedirem em algum processo seletivo você já terá o documento pronto para enviar. Mas lembre-se de adaptá-la de maneira personalizada e direcionada para a vaga que você tem interesse.

Afinal, enviar ou não uma carta de apresentação?

É importante ressaltar que cada empresa age de uma maneira. Hoje em dia, a maioria das empresas no mercado brasileiro não pedem carta de apresentação, mas podem haver exceções.

No geral, enviar somente o currículo com duas páginas é mais do que o suficiente.

Obs.: Para enviar um CV para a Robert Half não há necessidade de enviar uma carta de apresentação.

Assista abaixo à explicação de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre o tema.

ENVIE SEU CURRÍCULO

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