O currículo ideal: tire suas dúvidas sobre como redigir um bom CV (Parte I)

Por Robert Half 18 de julho 2018

O currículo é o seu cartão de visitas na busca por novas oportunidades profissionais. Ele é o seu primeiro contato com as empresas e recrutadores e é por meio dele que você vai chamar a atenção de um futuro empregador.

Dada a importância, sempre surgem dúvidas sobre o documento. Abaixo algumas das questões mais frequentes quando o assunto é “o currículo ideal”.

Tem dúvidas sobre Currículo, Entrevistas ou Processos Seletivos em geral?

Envie sua pergunta para [email protected]

Meu currículo pode ter mais de 2 páginas?

Essa é uma dúvida frequente, principalmente para as pessoas com muitas experiências. No entanto, a resposta é: não! O currículo é o documento que resume a sua trajetória profissional e será utilizado pelo recrutador para te chamar para uma entrevista. Assim, você não precisa colocar todos os detalhes de suas passagens profissionais neste documento; foque em dar mais detalhes sobre as suas realizações e conquistas na área para a qual você está se candidatando e deixe os detalhes para a entrevista.

Como colocar meu conhecimento em idiomas no currículo?

Dependendo da posição para a qual você está se candidatando, pode ser a primeira coisa que um recrutador vai procurar no seu currículo. Assim, deixe a informação bem clara e logo após a sua formação acadêmica. E muito importante: não adianta superestimar a sua avaliação quanto ao idioma, pois o entrevistador sempre fará um pequeno teste - oral ou escrito - para confirmar o seu conhecimento e habilidade. Esteja preparado.

Currículos com design criativos são bem vistos?

Vai depender muito da sua área e da empresa para qual você está mandando o currículo. O ideal é ter um currículo bem formatado e com as informações-chave fáceis de serem encontradas. Não arrisque fazer um currículo que não consegue ser encontrado nas buscas ou um que não deixe claras as informações mais importantes para o recrutador.

Devo colocar minhas redes sociais no meu currículo?

Se você tiver um perfil no LinkedIn é importante coloca-lo no currículo, sim. Como a rede é destinada ao networking e contatos profissionais, seu perfil certamente será consultado pelo recrutador. Colocar o seu Instagram ou Facebook não vai ser tão relevante assim, pois normalmente o uso é mais pessoal. No entanto, muita atenção às suas postagens. As suas redes sociais podem dizer muito sobre você e, em algum momento do processo, elas podem ser consultadas.

Perguntas Frequentes

Criamos essa seção para você conhecer as perguntas mais frequentes que nossos candidatos têm feito.

More From the Blog...