Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Na hora de preparar um currículo, além de se atentar às informações e dados que deve colocar, uma dúvida frequente é com relação ao formato. Qual é o melhor o currículo em pdf ou word? Antes, diríamos que entregar o documento Word seria o ideal.

Mas hoje, a maioria dos programas de gestão de RH consegue ler os dados escritos num documento PDF. Se você está procurando um emprego, fique atento às recomendações para a formatação que daremos neste artigo. Acompanhe os próximos tópicos!

Como evitar a violação dos seus dados?

Quando um documento de Word é aberto num computador diferente do seu, pode ser que algumas fontes usadas na hora de fazer o seu currículo sejam substituídas. E, caso isso aconteça, toda a diagramação do seu currículo pode ser alterada, o que gera uma bagunça e torna o conteúdo não atraente.

Já o PDF não vai permitir que o seu currículo não seja editado por engano ou tenha a sua diagramação alterada no computador de quem o receber. Essa é uma vantagem, não é mesmo?

Eu não sei gerar um PDF. E agora?

Se você não tem um programa para gerar um PDF, não tem problema: você pode enviar o seu documento em Word. Só é necessário ter cuidado para escolher a fonte para o seu currículo. As mais indicadas são as mais comuns, e estão presentes em quase todos os computadores, como a Arial, Helvetica, Calibri ou Times New Roman.

Leia também: Fontes para Currículo - veja qual usar!

E quanto aos outros formatos de currículo?

Já recebemos currículos em Excel. Mas esta prática não é aconselhada. Na busca de uma nova oportunidade, evite colocar o seu recrutamento em risco. Seja conservador e opte por Word ou PDF, que são formatos de fácil leitura para todos os recrutadores.

Qual é o melhor: currículo em PDF ou Word?

No geral, as empresas inserem o formato de currículo desejado nos anúncios de vagas. Se isso não acontecer, o candidato fica livre para decidir. A grande desvantagem do Word é a possibilidade de alteração dos dados inseridos. Isso talvez aconteça por descuido do recrutador que recebeu o currículo e pode prejudicar a avaliação do candidato.

Outro ponto negativo do Word é uma possível desformatação do conteúdo quando o arquivo é baixado. Imagine a frustração de perder todo o trabalho com o design do currículo! Por outro lado, os dados do PDF não podem ser alterados por terceiros e nem são modificados quando baixados. Sendo assim, o PDF se sobressai na segurança das informações.

Um aspecto que também deve ser considerado é a incompatibilidade de sistemas em relação a programas do pacote Office. Por exemplo, os computadores da Mac não abrem o Word. Sem falar de muitos outros modelos de notebooks que também utilizam sistemas alternativos aos da Microsoft.

Você vai gostar de ler também: Como montar o primeiro currículo

Será que vale a pena utilizar um modelo de currículo?

Existem muitos modelos prontos disponíveis na internet. É só inserir os dados e baixar. Normalmente, esses currículos padronizados podem ser separados em três categorias:

  • Cronológico;
  • Funcional;
  • Combinado.

Podemos dizer que esses modelos ajudam bastante quando falta criatividade ou conhecimento para a elaboração de um currículo personalizado. Em contrapartida, se a ideia é criar o documento do zero, as seções devem seguir essa ordem:

  • Cabeçalho — dados pessoais;
  • Introdução — perfil profissional;
  • Experiência de trabalho;
  • Formação acadêmica;
  • Habilidades e competências;
  • Informações complementares.

Confira agora: Como organizar as informações do currículo

Como passar um currículo de Word para PDF?

Não é difícil passar um currículo do formato Word para PDF. Basta realizar as seguintes etapas:

  • Clique em “Arquivo”;
  • Selecione “Salvar como”;
  • Em “Extensão para arquivo”, clique na opção “PDF”;
  • Defina um nome para o arquivo e salve o documento.

Como enviar o arquivo do currículo?

Após fazer o currículo em PDF ou Word, conferir todas as informações e verificar o visual, é o momento de enviá-lo. Se a empresa solicitar o envio por e-mail, basta anexar o documento na mensagem eletrônica.

Na maioria dos e-mails, a função “anexar” fica na barra inferior, representada pelo símbolo de um clipe. Existem organizações que usam plataformas específicas para o envio de currículos. Nesse caso, o candidato realizará o download do documento na própria plataforma.

Descubra neste artigo: Quantas páginas meu currículo deve ter?

Dicas

Confira abaixo as dicas de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre qual o melhor formato para o seu currículo:

 

Enfim, o envio de um currículo é algo muito importante. Afinal, esse documento vai carregado de esperança e sonhos. Por isso, deve ser preparado com atenção e carinho. Seguindo as dicas que demos neste artigo, temos certeza de que o currículo gerará uma boa primeira impressão.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como fazer um currículo em PDF ou Word? Então, ajude outras pessoas com esse conteúdo! Compartilhe com os contatos das suas redes sociais.

Modelo de Currículo

Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial. Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar. A Robert Half criou um Modelo de Currículo.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nosso escritório de recrutamento em São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.