Melhor fazer um currículo em PDF ou Word?

Por Robert Half 24 de agosto de 2018

Na hora de preparar um currículo, além de se atentar às informações e dados que deve colocar, é uma dúvida frequente é com relação ao formato. Antigamente, diríamos que entregar o documento Word seria o ideal. Mas hoje, a maioria dos programas de gestão de RH consegue ler os dados escritos num documento PDF. Se você está procurando um emprego, fique atento às recomendações para formatação.

Evite a violação dos seus dados 

O PDF tem as suas vantagens, porque ele vai permitir que o seu currículo não seja editado por engano ou tenha a sua diagramação alterada no computador de quem o receber. 

Quando um documento de Word é aberto num computador diferente do seu, pode ser que algumas fontes usadas na hora de fazer o seu currículo sejam substituídas. E, caso isso aconteça, toda a diagramação do seu currículo pode ser alterada, o que gera uma bagunça e torna o conteúdo não atraente. 

Eu não sei gerar um PDF. E agora? 

Se você não tem um programa para gerar um PDF, não tem problema: você pode enviar o seu documento em Word. Só é necessário ter cuidado para escolher a fonte para o seu currículo. As mais indicadas são as mais comuns, e que estão presentes em quase todos os computadores, como a Arial, Helvetica, Calibri ou Times New Roman.  

E quanto aos outros formatos de CV? 

Já recebemos currículos em Excel. Mas esta prática não é aconselhada. Na busca de uma nova oportunidade, evite colocar o seu recrutamento em risco. Seja conservador e opte por Word ou PDF, que são formatos de fácil leitura para todos os recrutadores. 

Dicas 

Confira abaixo as dicas de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre qual o melhor formato para o seu currículo: 

 

 

Modelo de Currículo

Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial. Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar. A Robert Half criou um Modelo de Currículo.

More From the Blog...

Perdi o emprego: e agora?

Perder o emprego ninguém quer, claro, mas saber o que fazer diante de uma situação como essa pode ajudar a lidar com o problema. O que você faria...

Saiba mais