Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Escolher as fontes para currículo pode ser o grande diferencial para iniciar um processo de seleção. Conhecendo os efeitos que cada uma delas tem sobre os avaliadores, as chances de ser chamado para uma entrevista podem aumentar bastante.

ENVIE SEU CURRÍCULO

Este artigo fala sobre isso. Ao ler o texto, você conhecerá a importância de usar as fontes certas em currículos. Verá quais são as melhores a serem usadas, além de conhecer o efeito que causa nos recrutadors. Por fim, receberá diversas dicas valiosas sobre como compor este importante documento.

Siga em frente e leia agora mesmo!

[ESTÁ CONTRATANDO?]

 

Escolher as fontes para currículo pode ser o grande diferencial para iniciar um processo de seleção. Conhecendo os efeitos que cada uma delas tem sobre os avaliadores, as chances de ser chamado para uma entrevista podem aumentar bastante.


Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

[ACESSAR O GUIA SALARIAL]

Este artigo fala sobre isso. Ao ler o texto, você conhecerá a importância de usar as fontes certas em currículos. Verá quais são as melhores a serem usadas, além de conhecer o efeito que causa nos recrutadores. Por fim, receberá diversas dicas valiosas sobre como compor este importante documento.

Siga em frente e leia agora mesmo!

Leia também: Foto no currículo - colocar ou não?

Importância da fonte para currículo

Existem vários motivos por meio dos quais é essencial preservar a fonte e o tamanho do seu currículo de uma maneira simples. Primeiramente, muitas porque muitas pessoas são lidas pelo RH das empresas a todo o momento e é preciso se destacar nesse momento.

Muitas vezes isso é feito por softwares. Esses programas funcionam analisando o texto simples em vez de um formato sofisticado. Portanto, seu currículo não deve utilizar caligrafia ilegível, estilos de escrita complicados ou fontes mal formatadas.

Mas é significativo relembrar que não são somente máquinas que se beneficiam do texto fácil de ler: o olho humano também acha isso mais agradável.

 A dimensão da fonte de um currículo pode facilitar a fase de recrutamento e seleção como um excelente indicador dos traços de individualismo de um candidato. Como já mencionado, isso pode mostrar que algum candidato é uma pessoa mais clássica ou mais tradicional, mais ousada e moderna também, por exemplo.

Os administradores demoram alguns segundos para analisar seu perfil profissional. Portanto, é uma boa ideia prestar atenção à estética do seu currículo. Formatá-lo na fonte ideal geralmente é o que pode abrir a porta para alguma entrevista de trabalho.

A escolha das fontes para currículo

A escolha das fontes para currículo é um importante indicador dos traços de personalidade do candidato, auxiliando no processo de recrutamento e seleção. Essa análise pode apontar para uma pessoa mais moderna ou tradicional, por exemplo.

Se lembrarmos que você tem apenas seis segundos para impressionar o headhunter, é importante ficar atento, também, à estética do currículo. É ele que vai abrir as portas para uma possível entrevista de emprego. Veja abaixo a impressão que as 6 principais fontes para currículo transmitem.

Arial

Essa é uma das opções de fonte mais utilizadas nos currículos. Suas linhas claras são de fácil leitura. A crítica que se faz a ela é que é básica demais, pouco sofisticada e banal.

Calibri

É uma opção segura de fonte para seu currículo a fim de garantir uma boa leitura, até porque tem visibilidade ótima em telas de computador. Além disso, é considerada uma opção moderna, profissional e interessante.

Cambria

A fonte para CV Cambria é um pouco diferente das outras fontes acima. Enquanto outras fontes são projetadas para serem legíveis em material impresso, o Cambria foi projetado para se encaixar impecavelmente em aparelhos digitais. No entanto, não imagine que é uma má alternativa para materiais que são impressos, pois também funciona muito bem para eles.

Garamond

Trata-se de uma opção de fonte para currículo com um estilo mais antigo. Seu uso transmite fluidez, delicadeza, seriedade e elegância.

Georgia

Essa fonte funciona bem para quem procura uma alternativa para a já desagastada fonte Times New Roman. É elegante e tem ótima leitura, pois foi desenhada para ser lida em telas.

Times New Roman

Assim como a Arial, apesar de ser uma das mais utilizadas nos currículos, continua sendo uma opção bem comum para a estrutura do currículo.

É uma fonte clara e fácil de ser lida. Em contrapartida, está desgastada e pode passar uma imagem entediante e de falta de imaginação.

Trebuchet MS

É uma alternativa à Arial ou Verdana e pode funcionar para diferenciar um currículo dos demais em uma primeira impressão – ainda que não seja um modelo tão estranho a ponto de prejudicar o profissional.

Durante a preparação para processos seletivos, escolher a fonte para currículo ideal é um dos fatores mais importantes a serem avaliados, pois isso fará parte do seu cartão de visitas aos recrutadores. Portanto, faça a escolha correta da fonte para destacar seu currículo em meio à tantos outros.

Outras dicas sobre currículo você encontra em: Robert Half | Currículos

Dicas para formatação de um currículo

Acompanhe as dicas para formatar um currículo da melhor forma possível. Confira.

Não apele para a criatividade

É possível você seja uma pessoa com uma carreira em uma empresa ligada à criatividade. Assim, você tem a chance de se tornar um designer, desenhista, ou arquiteto.

Pode ser que você queira deixar sua mente criativa falar alto e criar um currículo artístico. Uma fonte expressiva seria a melhor forma para isso, certo? Não!

Se quer demonstrar sua criatividade aos recrutadores, adicione um link ao seu portfólio no formato digital. A razão para isso é porque fica mais fácil de compreender.

Tamanho da fonte

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o tamanho para usar na fonte do seu CV. O importante é não selecionar um tamanho muito grande ou pequeno. Isso facilita o trabalho de recrutadores e gerentes. Forneça o documento ideal para leitura completa.

Uma boa dimensão para usar em fonte de CV é entre 10 e 12. Isso certificará que ninguém aperte os olhos para entender todas as informações contidas no CV.

Recrutadores e gerentes que contratam geralmente revisam cada currículo por alguns segundos antes de colocá-lo em uma pilha de "sim" ou "não". Se você dificulta a leitura do seu currículo, pode estar perdendo uma chance que seria muito boa para entrar no mundo dos negócios.

Simplicidade

O CV deve não deve ter um valor estético, mas prático. Apenas lembre-se de comunicar suas informações de carreira da maneira mais eficiente possível.

Uma boa maneira de fazer isso é descartar qualquer fato que tire a atenção do recrutador. Um passo essencial nesta tarefa é escolher uma boa fonte para o seu CV.

Mas vamos pensar em algo primeiro: não adianta escolher a fonte certa para o seu currículo se ele estiver em um mal formato.

Saber utilizar as fontes para currículo pode ajudar bastante no momento de conseguir uma entrevista para uma vaga de trabalho. O tempo dos recrutadores é algo valioso e quanto melhor estiver seu CV, maiores serão as chances que ele seja colocado na pilha do "sim".

Gostou desse conteúdo? Então não perca tempo e deixe-nos seu comentário indicando qual é a fonte que você costuma usar em seus currículos!

Dicas Entrevista de Emprego

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro a Robert Half é líder em recrutamento em São Paulo, e pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.