É hora de atualizar seu currículo?

By Robert Half 15 de September 2017

Por Juliana Porto

Já diz a sabedoria popular: "Você nunca tem uma segunda chance para fazer uma primeira impressão˜ - e esta expressão se aplica especialmente durante uma busca por emprego. O seu currículo te ajuda a se destacar pelas razões certas e é sempre bom estar atento mantê-lo atualizado.

"Currículos devem ser fáceis para que um gestor em contratação acesse rapidamente se o candidato tem as qualificações corretas",  disse Paul McDonald, diretor- executivo sênior da Robert Half. "Mesmo pequenas mudanças no formato podem ajudar a quem procura por emprego a dar o melhor passo à frente", lembrou. Você já reparou se o seu está em dia?

Ter um currículo atualizado é importante mesmo se você não estiver procurando um novo emprego. Especialistas acreditam que é importante tanto para ascender na carreira  quanto na jornada um novo posto de trabalho. Não se esqueça de fazer o mesmo com o seu perfil do LinkedIn - ambos precisam estar atualizados ao mesmo tempo. Faça isso duas vezes ao ano.

Trata-se de um bom exercício para parar e pensar em que patamar está o seu trabalho - e também a sua carreira: você tem alcançado as metas que estabeleceu para si? É hora também de comparar as versões antigas do seu currículo e analisar como você avançou até aqui.

Cada vez que você avaliar o currículo, é bom adicionar dois ou três novos itens. Se você não consegue pensar em uma conquista que colecionou nos últimos seis meses, é um sinal de que o seu trabalho ultrapassou sua utilidade para você.

Veja algumas dicas sobre o que priorizar no seu currículo na hora de atualizá-lo e também o que não fazer:

  • Lembre-se de focar menos em suas responsabilidades e mais no impacto positivo que você produz. Transforme declarações que meramente descrevem suas funções no trabalho em projetos que visam mostrar realizações específicas.
  • Não perca tempo e espaço sendo vago ou pretensioso sobre suas habilidades. E claro, escreva  em bom português e não esqueça de revisar o texto - pode ser o caso de pedir a um amigo ou familiar para te ajudar nesta tarefa.
  • Entenda que nem todas as realizações de sua vida precisam ser destacadas. O foco deve estar naquelas que estão conectadas à sua carreira.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Tags

More From the Blog...