Design criativo no currículo - é bem visto, ou não?

Por Robert Half 28 de setembro de 2018

Os currículos seguiram, por muito tempo, um padrão de formatação no qual o documento costumava ser feito no word, em uma folha tamanho A4 e fonte Times New Roman. Hoje em dia, esse modelo permanece muito comum, mas surgiram outras maneiras de apresentar sua experiência profissional: currículos em vídeo e até mesmo blogs pessoais começaram a aparecer. Mas será que eles são bem vistos?

Qual a melhor maneira de formatar o CV para candidatar-se a uma vaga?

A maneira como você vai se apresentar dependerá muito da sua função, área de atuação e da cultura da empresa para qual você está se candidatando.

Para se diferenciar dos demais candidatos que competem a uma vaga na área de criação de uma startup, por exemplo, pode ser interessante demonstrar seu conhecimento de edição e capacidade de inovação. Já em uma empresa com cultura organizacional rígida e tradicional, currículos convencionais permanecem os mais indicados.

Mas verdade é que, na maioria das vezes, o design muito criativo atrapalha. A seguir, iremos explicar.

Por que um CV criativo poderia me atrapalhar?

Hoje em dia, as empresas utilizam diversas tecnologias para armazenar os CVs recebidos e assim conduzir os processos de recrutamento. Além do mais, quando um recrutador está lendo uma grande quantidade de currículos, ele precisa achar facilmente a informação que ele procura por meio das palavras-chave.

Por exemplo: suponha que um headhunter esteja procurando um profissional com conhecimento em Java. Se o candidato tiver feito a formatação de seu currículo em vídeo, ou em um formato de imagem, haverá mais trabalho para conseguir encontrar essa informação e segmentá-lo.

O currículo ideal

  • O ideal é ter um currículo bem formatado e com as informações-chave fáceis de serem encontradas.

  • Não arrisque fazer um CV que não consegue ser encontrado nas buscas.

  • Prefira os modelos feitos em word ou PDF, com duas páginas apenas.

Formate seu CV sem errar

Assista abaixo à explicação de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, sobre o tema.

 

Modelo de Currículo

Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial. Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar. A Robert Half criou um Modelo de Currículo.

More From the Blog...