O currículo é, e sempre foi, um documento fundamental para conseguir o emprego desejado. Ao longo dos anos, algumas coisas mudaram na forma como se faz um currículo, mas talvez a mais relevante de todas seja a elaboração do texto com base em palavras-chave. Isso porque, quando tem uma vaga aberta, o recrutador recebe centenas – se não milhares – de currículos em sua caixa de e-mail. Como passar um pente fino em tudo isso? Usando softwares que fazem buscas por palavras-chave.

Um exemplo. Inglês é fundamental para a vaga? Lá vai o recrutador colocar inglês ou língua inglesa na busca e quem não tiver incluído essas palavras no currículo será automaticamente descartado. E assim por diante. Por isso, é imprescindível que você inclua em seu CV o máximo possível de palavras-chave relacionadas à vaga pretendida. Para ter uma pista de quais são as palavras-chave importantes para uma determinada vaga, leia atentamente o anúncio de emprego.

A descrição do cargo costuma incluir as habilidades necessárias para aquela função e, se você detém essas competências, trate de incluí-las no currículo, com as mesmas palavras usadas pelo recrutador e até alguns sinônimos. Além de incluir habilidades técnicas, vale se atentar também às comportamentais. Se a vaga requer experiência com gestão de pessoas e de projetos, por exemplo, e você tem essa bagagem, coloque palavras-chave que remetam a essas competências.

Só tome cuidado para que seu currículo não se transforme em um amontoado de palavras. O grande desafio é incluir as palavras-chave e, ao mesmo tempo, deixar o CV com uma leitura fluida, agradável e que conte a sua trajetória profissional. Ainda tem dúvidas de como elaborar? Temos um modelo de CV para você seguir.