Para que seu currículo seja lido, primeiramente, ele precisa ser encontrado. Portanto, insira no documento as palavras-chave mais importantes da sua trajetória profissional. Essa ação fará toda diferença, aumentando relativamente suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.

Quando um recrutador recebe inúmeros currículos, é necessário separar a joio do trigo. E como ele faz isso? Uma busca pelas palavras-chave é realizada, de acordo com as ferramentas tecnológicas que o recrutador possui.

Imagine que ele está buscando um determinado profissional para trabalhar com marketing. Ele irá procurar dentro do currículo palavras como: SEO ou Analytics, que são requisitos para o cargo em aberto.

1) Destaque seus conhecimentos específicos

Algumas vezes, o recrutador pode estar buscando um profissional com conhecimentos mais específicos. Neste caso, não deixe de inserir os nomes dos softwares, certificações ou tecnologias que você domina.

Lembre-se que os outros candidatos que esquecerem de adicionar essas informações ao currículo serão automaticamente descartados.

2) Direcione seu CV para o cargo desejado

Coloque as palavras-chave relacionadas à sua posição mais recente, ou aquelas que estiverem mais de acordo com a sua busca profissional. De nada adianta o seu CV ser encontrado por palavras-chaves que não tem mais a ver com o seu objetivo profissional.

3) Diagrame o conteúdo

Outro fator que vai contribuir para o seu currículo ser lido será a facilidade com que um recrutador achará suas informações nele. Faça uma diagramação limpa, em 2 páginas no máximo, em PDF ou Word.

Com essas dicas, você estará apto a fazer um bom currículo. Bom processo seletivo!

Saiba mais

Assista abaixo às dicas de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, e saiba mais sobre como aumentar as chances de lerem o seu currículo:

Modelo de Currículo

Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial. Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar. A Robert Half criou um Modelo de Currículo.