Como aumentar as chances do meu currículo ser lido?

Por Robert Half 22 de agosto de 2018

Para que seu currículo seja lido, primeiramente, ele precisa ser encontrado. Portanto, insira no documento as palavras-chave mais importantes da sua trajetória profissional. Essa ação fará toda diferença, aumentando relativamente suas chances de ser chamado para uma entrevista de emprego.

Quando um recrutador recebe inúmeros currículos, é necessário separar a joio do trigo. E como ele faz isso? Uma busca pelas palavras-chave é realizada, de acordo com as ferramentas tecnológicas que o recrutador possui.

Imagine que ele está buscando um determinado profissional para trabalhar com marketing. Ele irá procurar dentro do currículo palavras como: SEO ou Analytics, que são requisitos para o cargo em aberto.

1) Destaque seus conhecimentos específicos

Algumas vezes, o recrutador pode estar buscando um profissional com conhecimentos mais específicos. Neste caso, não deixe de inserir os nomes dos softwares, certificações ou tecnologias que você domina.

Lembre-se que os outros candidatos que esquecerem de adicionar essas informações ao currículo serão automaticamente descartados.

2) Direcione seu CV para o cargo desejado

Coloque as palavras-chave relacionadas à sua posição mais recente, ou aquelas que estiverem mais de acordo com a sua busca profissional. De nada adianta o seu CV ser encontrado por palavras-chaves que não tem mais a ver com o seu objetivo profissional.

3) Diagrame o conteúdo

Outro fator que vai contribuir para o seu currículo ser lido será a facilidade com que um recrutador achará suas informações nele. Faça uma diagramação limpa, em 2 páginas no máximo, em PDF ou Word.

Com essas dicas, você estará apto a fazer um bom currículo. Bom processo seletivo!

Saiba mais

Assista abaixo às dicas de Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half no Brasil, e saiba mais sobre como aumentar as chances de lerem o seu currículo:

Modelo de Currículo

Montar um modelo de currículo adequado, direto e informativo é essencial. Lembre-se que essa será a sua primeira chance de impressionar. A Robert Half criou um Modelo de Currículo.

More From the Blog...