Cuidado! Seu corpo falar por você

Um currículo com conteúdo e bem escrito não é a única ferramenta que você precisa para trazer para uma entrevista de emprego. Suas ações, movimentos e engajamento durante a conversa também precisam estar em sintonia se você quer impressionar um possível empregador. Em 2012, o professor de Harvard Business School Amy Cuddy falou em um TED explicou como sua linguagem corporal pode dar pistas aos potenciais empregadores sobre o seu desempenho futuro. Desde ajustar sua postura a utilizar gestos animados, a linguagem corporal certa pode convencer o entrevistador que você é a melhor pessoa para o papel. Então, cuidado! Seu corpo fala por você. Aqui estão três maneiras infalíveis de deixar seu corpo fazer a falar durante a sua próxima entrevista de emprego.

1. Cuide da postura
Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, falou sobre o tema diretamente às mulheres em seu livro intitulado Faça Acontecer. Um simples esforço para se aproximar em uma conversa pode ajudá-lo em uma entrevista. Avançando em seu assento para que você esteja mais perto de seu entrevistador pode mostrar que você está altamente envolvido na conversa. Se você geralmente é relaxado com a postura, lembre-se de erguer o peito e manter os ombros para trás. Os candidatos que mantêm má postura durante uma entrevista de emprego podem parecer distantes ou desinteressados.

2. Pequenos gestos
Se você está tentando demonstrar o seu potencial, não fique mexendo com uma caneta ou ajustando suas roupas - essas são erros de principiantes. No entanto, use suas mãos para ilustrar sua fala ou para enfatizar o seu entusiasmo sobre encarar novos desafios em sua indústria e mostrar ao seu empregador que você está entusiasmado e motivado. Lembre-se: pequenos gestos. Não é para parecer um italiano eufórico com braços para todos os lados.

3. Olhe o entrevistador nos olhos
Manter contato visual quando o seu empregador está falando é uma maneira poderosa para demonstrar que você está preparado para o que o trabalho - a tentação de olhar ao redor da sala de entrevista sugere nervosismo e ansiedade. Contato com os olhos também é uma maneira infalível para gerar empatia. Não há como negar que a compreensão do impacto de seu comportamento físico pode influenciar se você está contratado ou esquecido. Quer se trate de aperfeiçoar sua postura ou manter contato visual regular, usar a linguagem corporal a seu favor pode definir o cenário para uma entrevista de emprego bem-sucedida.

Traduzido e adaptado do original Job interview body language: what you’re saying without actually saying it.

Veja nosso Modelo de Currículo

Compartilhar essa página