Cresce a valorização dos profissionais de RH generalistas

Cresce a valorização dos profissionais de RH generalistas

De acordo com dados do Guia Salarial 2017 da Robert Half, crescerá ainda mais a cobranças das empresas para que a área de Recursos Humanos promova ações diretas com efeito no curto prazo. “Além do contexto econômico, os profissionais estão muito mais conscientes e avaliam as oportunidades pelos desafios e aprendizados que elas oferecem e não apenas pelo salário. Essa nova realidade tem exigido muito mais estratégia dos profissionais de RH”, explica Mariana Horno, gerente sênior da Robert Half.

Áreas de destaque em Recursos Humanos

Dentro desse cenário, nota-se a valorização de profissionais de quatro segmentos: treinamento e desenvolvimento, cobrados pela implementação de programas que consigam extrair a máxima dedicação do colaborador em momentos de pressão sem desmotivá-lo; remuneração e benefícios, desafiados a inovar na estruturação de um plano de cargos e salários capaz de atrair e reter talentos, sem gerar prejuízos financeiros à companhia; folha de pagamento e departamento pessoal,  com demanda para profissionais que tenham conhecimento atualizado sobre a legislação trabalhista.

Perfil do profissional de RH

Quanto ao perfil do profissional de RH valorizado, estão em destaque os generalistas, que além de entender a regulamentação trabalhista e subsistemas da área, também devem ter noções básicas de rentabilidade, estratégia comercial, segmentação da companhia e procedimentos dos demais setores da companhia, além de habilidade para encontrar o melhor canal de comunicação entre elas. O conhecimento do idioma inglês colocará o profissional um passo à frente.

Há vagas

A executiva conta que profissionais qualificados em busca de uma oportunidade vão se recolocar, mas é preciso ter paciência. Um movimento interessante é o crescente interesse das startups por investir em um departamento de RH. Além disso, o mercado tem se mostrado muito aberto a dar oportunidades a jovens profissionais que sejam arrojados e estejam dispostos a assumir responsabilidade.

Para ter mais informações, baixe a versão completa da pesquisa Salarial 2017.

Compartilhar essa página