Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por Fernando Mantovani

A maioria das pessoas não pensa em um planejamento de carreira e sucesso profissional da maneira correta. Pelo contrário, elas querem chegar ao topo de forma rápida. De maneira bem grosseira: ser gerente antes dos 30 anos, aos 40 assumir uma diretoria e até os 50 anos (ou menos), a presidência, para então se aposentar. Se puder acelerar a transição de uma dessas etapas para a outra, melhor ainda.

Nessa incansável busca, pulam de um cargo para outro, mudam de empresa e acabam perdendo importantes etapas da formação. Se você também troca de emprego constantemente, e não está feliz com essa situação, este post é para você. Nele, falaremos sobre a importância do planejamento de carreira, e os motivos que o aproximam do sucesso profissional. Acompanhe!

Envie sua vaga

Entenda porque os profissionais "pulam etapas" em suas carreiras

Devido à necessidade de querer as coisas "para ontem", as etapas de uma carreira sólida têm sido desprestigiadas, e cada vez mais "puladas". Há pouco tempo aconteceu o bloqueio do Whatsapp, trazendo esse imediatismo em evidência: "Como assim não conseguirei mandar mensagens instantâneas para que a outra pessoa possa responder prontamente?" Inaceitável.

Para que o apocalipse da comunicação não acontecesse, valeu apelar para VPN e baixar os outros mil aplicativos similares disponíveis no mercado. Essa necessidade de velocidade crescente em outras áreas da vida acaba refletindo também na profissional, fazendo com que etapas importantes do desenvolvimento sejam puladas.

Leia também: Teste âncoras de carreira

O que é um planejamento de carreira

O planejamento de carreira nada mais é do que desenhar todo o percurso que se deseja percorrer na vida profissional, desde o primeiro dia até a aposentadoria. Dentro desse plano devem estar especificados metas, cargos, salários e quais prazos para alcançar cada um desses objetivos. Além disso, é necessário pensar nas habilidades que se deve ter em cada etapa para, ao longo do percurso, ir se especializando.

Muitas pessoas desejam obter resultados imediatos na carreira, mas essa estratégia pode acabar atrapalhando o progresso pessoal. Para se ter mais chance de obter sucesso profissional é necessário ter um bom planejamento da carreira. Isso leva anos e pode ser muito cansativo em alguns momentos, mas faz parte do aprendizado.

Qual a importância de uma perspectiva de carreira bem desenhada

Ter um planejamento de carreira bem definido e segui-lo é fundamental, pois evita que algumas etapas sejam puladas. Cada uma das fases da carreira representa algum aprendizado. Esse conhecimento é necessário para seguir em frente e obter sucesso.

Há algumas habilidades que somente são desenvolvidas com o passar do tempo e o conhecimento em gestão de conflitos nas organizações é uma delas. Um profissional experiente, em geral, reage de forma mais tranquila aos atritos do dia a dia, pois ele sabe que determinadas discussões não vão levá-lo a lugar algum. Como ele sabe? Porque, diferentemente de um colega com menos vivência na mesma função, já passou por isso antes.

Por isso, o planejamento de carreira permite que se possa responder a altura às situações e aos problemas cotidianos que aparecem dentro da empresa. Isso aumenta as chances de ser bem-visto pelos superiores e consequentemente crescer dentro da organização.

Dentre outras vantagens, o planejamento de carreira nos faz:

  • entender quais são as nossas competências e o que precisa ser melhorado;
  • dividir o tempo de vida profissional em metas, trazendo uma maior perspectiva e aumentando a motivação;
  • investir o tempo útil de trabalho em ideias que tem maior futuro e possibilidade de dar certo;
  • alcançar sonhos e se realizar profissionalmente.

Como construir um planejamento de carreira e sucesso profissional

Agora que você já sabe o que é um planejamento de carreira e qual a importância de não pular etapas, chegou o momento de aprender a construí-lo e ter sucesso profissional.

Confira algumas ações que devem fazer parte do seu plano. Lembrando que cada pessoa é única e algumas ideias podem se encaixar melhor para algumas do que para outras. Por isso, é sempre importante alterar as estratégias conforme as suas perspectivas e possibilidades.

  • tenha claro no que você é bom profissionalmente e o que precisa ser melhorado;
  • crie estratégias ao longo da carreira para aprimorar habilidades necessárias para a vida profissional como a realização de cursos;
  • pense em objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo;
  • anote as ações necessárias para alcançar esses objetivos;
  • seja direto no seu planejamento e foque no que é importante;
  • defina qual é a remuneração que você espera para cada fase da sua carreira e vida;
  • pense em metas tangíveis que ajudem você a alcançar os seus objetivos maiores;
  • analise periodicamente como está a sua vida profissional;
  • refaça os planos sempre que necessário;
  • comemore as suas conquistas! Isso é importante e motiva a seguir em frente;
  • mantenha a constância e lembre-se que a vida, tanto pessoal como profissional é composta por altos e baixos.

Você pode gostar de: Mindfulness no trabalho: como a técnica pode ajudar no desenvolvimento de carreira?

Respeitar o tempo do crescimento no trabalho, e não pular etapas, é uma importante forma de crescer na empresa. O planejamento de carreira e sucesso profissional é peça-chave para se chegar no lugar que se deseja. Não é preciso correr tanto! A longevidade da carreira e a vida pessoal dependem disso.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Então, gostou das nossas dicas sobre planejamento de carreira e sucesso profissional? Para não perder nenhuma das nossas postagens siga a nossa página no Facebook e fique por dentro!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.