Conheça os perfis comportamentais que ganham os melhores salários

Características comportamentais têm uma correlação significativa com a remuneração dos profissionais. Essa é a conclusão de um estudo feito pela Truity Psychometrics com 25 mil pessoas nos Estados Unidos.

Cada um dos 16 perfis definidos leva quatro letras, que seguem as iniciais das palavras originais em inglês - extroversão (E) ou introversão (I), sensação (S) ou intuição (N), pensamento (T) ou sentimento (F), julgamento (J) ou percepção (P) – de acordo com a preferência de cada um (no fim do texto estão as definições de cada qualidade).

Em relação à remuneração, os perfis ESTJ e ENTJ se destacam nos gráficos de salário, sendo que todos aqueles com características de “pensamento” e “julgamento” (TJ) dominam o topo do gráfico de remuneração. Ao mesmo tempo, tipos que carregam “introversão” e “percepção” (IP) ficam na parte de baixo da escala salarial.

De forma geral, ganha mais quem é descrito como impulsionado, ambicioso e dominante. Na outra ponta, dos que ganham abaixo da média, estão as pessoas descritas como sensíveis, compassivas e gentis.

O levantamento também indicou os caminhos de carreira mais comuns de acordo com os perfis comportamentais.

Os ENTJ costumam gerenciar as maiores equipes. De forma geral, pessoas que carregam características de “extroversão” (E) lideram os maiores times, bem como os de “pensamento” (T) e “julgamento” (J).

Os ESFJ, por sua vez, são os mais satisfeitos com seus trabalhos, seguidos por ESFP e ENFJ. Os ENTJ, apesar de apresentarem boa remuneração e responsabilidade maior, aparecem em quarto em termos de satisfação profissional. De forma geral, tipos com “extroversão” (E), sensação (S), sentimento (F) e julgamento (J) são mais realizados na carreira.

Para ter acesso à íntegra do estudo clique aqui.

DEFINIÇÕES:
Extroversão (E): pessoa mais ligada ao mundo exterior
Introversão (I): pessoa mais focada em seu interior
Sensação (S): tem a atenção mais voltada à informação que vem de fora
Intuição (N): leva mais em conta a interpretação subjetiva
Pensamento (T): indivíduo com raciocínio mais lógico
Sentimento (F): indivíduo para quem o aspecto humano prevalece
Julgamento (J): pessoa mais categórica na tomada de decisões
Percepção (P): pessoa que checa todas as opções antes de decidir

Compartilhar essa página