Como trabalhar com um chefe que você nunca vê

Há uma década, um chefe ausente era mais um caso isolado do que uma realidade da vida profissional. Mas hoje, a forte tendência do trabalho remoto e de padrões de recrutamento que valorizam o talento independente de onde ele esteja tornou a habilidade de trabalhar sem a presença do superior direto um pré-requisito de diversas funções. Infelizmente, não é fácil estabelecer uma relação de trabalho eficaz com um chefe que você nunca vê. Por isso, apresentamos quatro estratégias para prosperar no ambiente de trabalho mesmo que seu chefe esteja distante.

1. Estabeleça uma reunião semanal através do Skype
A comunicação é central para que qualquer relação funcione. Isso vale em dobro quando você raramente conversa com seu superior. Uma reunião semanal pelo Skype ou um telefonema na segunda-feira é importante para alinhar o progresso dos projetos, compartilhar novos desenvolvimentos e resolver quaisquer problemas que possam surgir. Reservar um tempo para a comunicação periódica é uma forma poderosa de trabalharem juntos – e também uma maneira mais rápida de resolver problemas do que digitar e-mails instantâneos.

2. Seja transparente a todo momento
Ao responder a um gestor que não está fisicamente perto de você, o importante é estabelecer uma relação de confiança. Isso significa empenhar todos os esforços para manter-se transparente – quer você saia mais cedo do escritório, tire a manhã para ir ao médico ou resolva trabalhar de casa. Não deixe de buscar o respeito do seu superior apenas porque ele não pode observar suas ações. Manter seu superior o mais informado possível pode parecer desnecessário, mas é uma demonstração de que ele/ela pode confiar em você.

3. Não tenha medo de assumir o controle
Embora a comunicação eficaz seja essencial, mostrar iniciativa e assumir o controle é igualmente importante. Seja representando seu empregador em uma reunião com clientes, apresentando um novo sistema para entregar projetos ou concebendo uma forma inovadora para tratar de um problema, você tem grandes oportunidades de promover suas habilidades de liderança e demonstrar que está à altura do desafio. Ir além das suas obrigações também mostra ao seu chefe que você não precisa ser minuciosamente administrado e que sua motivação não se limita ao horário de trabalho. Porém, ao fazer isso, tome cuidado para não exagerar e extrapolar os limites da sua função.

4. Peça apoio sempre que precisar
Quando estiver trabalhando de modo remoto, você precisa encontrar o equilíbrio entre manter a independência e pedir suporte. Afinal, seu supervisor ainda é responsável por oferecer orientação e cultivar a sua trajetória profissional. Quando surge um problema, cuide para que o seu chefe seja informado o mais rapidamente possível e avise que você precisará de recursos ou de ajuda adicionais. Às vezes, lidar com um chefe ausente pode significar assumir responsabilidades que não são suas – expressar a sua necessidade de suporte dá provas de sua inteligência emocional bem como de seu comprometimento na realização da tarefa. Lidar com um chefe ausente pode ser desafiador, mas também pode criar condições para o desenvolvimento pessoal e o crescimento profissional. Não esqueça de se comunicar, manter a transparência e pedir conselhos quando tiver dúvidas de como resolver uma crise ou de como tratar as prioridades; a sua relação profissional certamente será beneficiada.

Traduzido e adaptado do original How to work with a boss you never see.

Compartilhar essa página