Como ter uma jornada do colaborador mais eficiente? Veja

Por Robert Half on 8 de junho de 2022
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Pensar na jornada do colaborador é garantir não só a atração dos melhores talentos do mercado, mas também a permanência deles na empresa. Além disso, como a nova geração de trabalhadores já escolhe onde deseja trabalhar, manter uma boa experiência do público interno é fundamental.

As empresas, que desejam se manter competitivas no mercado, devem estar atentas à satisfação dos funcionários e, consequentemente, à percepção deles com relação ao negócio. Para isso, é preciso agir de forma estratégica e ter em mente as melhores práticas de Gestão de Pessoas.

Então, para ajudar você a ter uma jornada do colaborador mais eficiente, preparamos este artigo. Acompanhe!​

Está a procura de uma oportunidade?​ ​

A Robert Half é referência em recrutamento especializado e pode ter a vaga perfeita para o seu perfil. Veja as nossas oportunidades disponíveis e envie seu CV!​ ​

O que é jornada do colaborador e para que ela serve?

A jornada do colaborador nada mais é do que a soma de ações organizacionais coordenadas, que possuem como foco alinhar os funcionários aos objetivos do negócio, considerando as experiências e vivências deles com relação à companhia.

Assim, é possível entender que a jornada do colaborador faz parte do employee experience, cujo foco é estabelecer o desenvolvimento de práticas organizacionais voltadas para a Gestão de Pessoas e também valorização da marca da empresa.

Para isso, trabalha com uma estrutura consistente de análise da percepção do público interno junto à companhia. Nesse sentido, manter o setor de Recursos Humanos como aliado estratégico do negócio é de fundamental importância.

Como ter uma jornada do colaborador mais eficiente?

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que a jornada do colaborador vai muito além de um ambiente de trabalho informal, onde os gestores oferecem treinamentos motivacionais e efetuam pesquisas de satisfação.

A jornada do colaborador, para ser efetiva, deve compreender diversas fases, sendo um processo capaz de promover uma visão bastante ampla acerca da organização, e que compreende, entre outros fatores:

  • alinhar as experiências diversificadas dos funcionários à cultura e valores da empresa;
  • estar atento às rotinas e ações promovidas para os profissionais;
  • somar esforços para manter um relacionamento mais próximo e humano com o colaborador;
  • entender as necessidades de cada colaborador.

Com isso em mente, veja a seguir como promover a jornada do colaborador na sua empresa.

Leia também: Bem-estar do colaborador: por que a empresa deve se preocupar?

Dê visibilidade à sua marca

Promover a marca empregadora da empresa é o primeiro passo para criar uma jornada do colaborador cada vez mais eficiente.

Você pode começar criando essa imagem expondo como a empresa atua, e para isso, pode usar cases de sucesso para evidenciar os valores da companhia, as conquistas e também onde ela pretende chegar.

Com isso, já é possível diferenciar a marca de seus concorrentes, expondo como as pessoas na organização fazem o negócio acontecer, e também como suas carreiras são promissoras por fazerem parte da companhia.

Para isso, invista em uma boa comunicação, tanto interna quanto externa. Também vale a pena investir em campanhas de endomarketing para engajar os colaboradores nos propósitos da empresa.

Ofereça um plano de carreira

Empresas que oferecem planos de carreira conquistam a preferência dos profissionais na hora de escolher onde eles vão trabalhar. Os planos de carreira são a trilha que o profissional deve percorrer dentro da companhia até chegar ao cargo desejado.

Oferecer oportunidades de crescimento dentro da empresa é fundamental para que o colaborador permaneça motivado a continuar trabalhando na corporação, ao mesmo tempo em que o mantém estimulado a alcançar os seus objetivos.​

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.​ ​

Invista em comunicação

Investir em uma comunicação eficiente dentro da empresa ajuda a manter os níveis de satisfação dos funcionários elevados, o que é fundamental para uma boa jornada do colaborador.

Isso acontece porque, quando as pessoas sabem o que acontece ao redor delas, seus níveis de confiança e engajamento aumentam, e elas passam a fazer melhores entregas.

Nesse sentido, é preciso personalizar as notícias, fazendo com que o colaborador sinta que a comunicação foi feita para ele. Assim, você aumenta o nível de identificação com a mensagem, garantindo um maior engajamento.

Por que é importante investir na jornada do colaborador?

Se empresas são feitas por pessoas, nada mais lógico do que mantê-las motivadas e comprometidas com os resultados organizacionais, não é mesmo?

Para isso, é preciso pensar em melhorar a experiência do público interno, para que eles possam trabalhar em alta performance. É por isso que melhorar a jornada do colaborador é tão (ou mais) importante que pensar na experiência de seus clientes.

Isso porque, são os colaboradores que representam os interesses da empresa junto ao público de relacionamento da companhia, e isso inclui seus consumidores.

Portanto, com colaboradores satisfeitos e bem treinados, é possível garantir melhores atendimentos aos clientes que, consequentemente, tenderão a se sentirem mais satisfeitos — fator essencial para que eles sejam fidelizados e também comprem mais.

No entanto, a importância e os benefícios da jornada do colaborador não param por aí. Acompanhe!

Confira também: Como dar boas vindas a um novo colaborador?

Equipe mais engajada

Ao promover uma melhor experiência do funcionário, usando as metodologias da jornada do colaborador, a empresa passa a formar profissionais mais comprometidos e engajados com as suas metas e desafios, o que garante melhores resultados.

Menor rotatividade

Quando a empresa consegue contratar e reter os melhores talentos do mercado, ela economiza com a abertura de novos processos seletivos, evita custos de rescisão de contrato, além de ter à sua disposição profissionais que já estão treinados e alinhados com a cultura organizacional.

Como consequência, a empresa passa a ter diferenciais competitivos no mercado, o que é fundamental para o fortalecimento da sua marca e também para o crescimento do negócio.

Melhora no clima organizacional

Quando a gestão se dedica a acompanhar os momentos importantes de transição do funcionário por meio de um plano de carreira, entende como os elementos culturais da organização influenciam o público interno, e passa a atuar para melhorar de forma contínua todos os processos que envolvem pessoas — tudo isso contribui significativamente para que o clima organizacional se mantenha positivo.

Mais felicidade

Finalmente, quando a empresa investe na jornada do colaborador de forma efetiva, passa a contar com um ambiente de trabalho mais saudável, diverso e acolhedor.

Como sequência, tem pessoas mais felizes e satisfeitas trabalhando para ela, o que gera melhores resultados.

Viu como é possível ter uma jornada do colaborador mais eficiente? Colocando em prática essas dicas, todo o processo passa a ser mais prático e consistente.

Se você gostou deste artigo sobre jornada do colaborador, entre em contato para conhecer mais sobre os nossos serviços!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog