Como ter sucesso em um emprego novo

Por Juliana Porto

Os primeiros dias em um emprego exigem reconhecimento do ambiente e da cultura corporativa que você passará a conviver. Por isso, preste atenção em todos os detalhes para assegurar a construção de uma imagem positiva em seu novo desafio.  E não se esqueça: cada passo seu será observado de perto.

“A gente sempre fala que as pessoas são contratadas pelo lado técnico e demitidas pelo lado comportamental. A partir do momento que a pessoa pisa em uma empresa nova, tem que estar ciente que o comportamental dela está sendo observado o tempo todo”, diz a gerente de recrutamento da divisão de engenharia da Robert Half, Carolina Cabral.

É necessário entender qual é a cultura, valores e missão da empresa em que você está começando para se adaptar à nova casa e até mesmo evitar gafes ou situações constrangedoras. Para isso, em primeiro lugar, observe o ambiente. Itens como a forma como os seus pares se vestem, se comunicam e até mesmo o tom e o conteúdo de um bate-papo mais informal no cafézinho devem estar no seu radar.

Você vai ser cobrado para fazer o que foi proposto nas entrevistas de emprego antes de ser contratado, mas não pode se esquecer que o escopo do trabalho vai além da descrição da vaga anunciada. “Hoje, as empresas estão cada vez mais enxutas. A pessoa tem que provar que é mão na massa, o famoso hands-on”, lembra Carolina.

O profissional tem que quer adaptabilidade e ir além: busque respostas, procure se informar. Ao mostrar uma postura de iniciativa em meio a um mercado retraído e empresas com estrutura reduzidas logo no início de um trabalho, você será visto de forma muito positiva diante de seus superiores.

Mas, atenção! Não vá como muita sede ao pote. Seja prudente antes de vender uma ideia. Faça isso depois de ter observado e entendido como as pessoas trabalham.

Algo que nunca deve ser feito – especialmente ao começar um emprego novo - é falar mal de ex-chefes ou empresas em que você já trabalhou. É desnecessário e pode causar a impressão de que você logo vai reclamar do seu novo posto.

Busque coerência e assim você terá sucesso em seu novo emprego. Boa sorte!

Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Compartilhar essa página