Como superar expectativas em seu primeiro cargo como gestor

Depois de alguns anos de carreira, é natural que o profissional seja convidado a assumir seu primeiro cargo como gestor - ainda que sob a sua tutela esteja uma equipe pequena. Mas também é natural o medo do novo. Tenha em mente, no entanto, que você passou pelo processo seletivo, conquistou a vaga de emprego, e agora está apto a assumir o novo cargo, mesmo que isso seja desafiador. “Importante ter bem claro que ninguém supera expectativas nos primeiros 90 dias”, afirma Ylana Miller, sócia-diretora da Yluminarh e professora do Ibmec/RJ. “O que se espera é que o profissional consiga ter um alinhamento com o novo ambiente”. Isso significa ter claro para você mesmo o que se espera de você como gestor.

Com base nisso, será possível estabelecer o seu plano de ação. “Ter um bom briefing da liderança em relação às expectativas sobre essa função que você está assumindo é fundamental. Por isso, caso os seus superiores não tenham lhe passado nada a respeito, vá em busca de informações, faça perguntas inteligentes aos seus pares e aos gestores”, diz Ylana. Com a equipe a ser gerenciada vale a mesma diretriz. “Logo que chegar, mantenha um diálogo com os funcionários e entenda a situação do grupo”, afirma Ylana. “E, caso eles insistam em comparar você com a gestão anterior, ensine as pessoas a virarem a página. Isso passou, vamos juntos daqui pra frente?”.

Caso tenha sido promovido ao cargo de chefe dentro da sua atual mesma empresa, você terá que se adaptar à nova realidade. Antes, quem era seu par de trabalho, agora será seu subordinado. Ajustar-se a essa nova dinâmica pode ser desafiador. Por isso, lembre-se da máxima: um grande líder pode ser respeitado mesmo que a equipe goste dele. Você pode manter amizades com seus colegas de trabalho desde que você aja de forma justa com cada membro do time, evitando favoritismos.

Ylana recomenda ainda mostrar seu estilo de liderança desde o começo da gestão. “Deixe claro a nova regra do jogo e crie uma relação de confiança”. Por fim, a humildade é sempre bem-vinda. “Nada de falar que tudo aquilo que foi feito até agora não serve. Certamente existe algo de bom que pode ser aproveitado. Saiba usar isso a seu favor”. Hoje, no ambiente competitivo em que vivemos, o novo líder precisa se ambientar rápido – muito mais do que superar qualquer expectativa que se tenha dele.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página