Como ser um advogado home office? Veja 5 dicas para advogar de casa

Por Robert Half on 12 de março de 2022

Como ser um advogado home office? Veja 5 dicas para advogar de casa

  1. Por que vale a pena atuar em home office?
  2. Como ser um advogado home office?
  3. Quais são os mitos a respeito da advocacia home office?
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Com as possibilidades de ferramentas eficientes e conexão com a internet, é possível realizar o ofício remoto na advocacia da mesma maneira como é exercido estando presente no escritório.

Mesmo que uma grande quantidade de escritórios de advocacia não faça a adesão ao home office – ou teletrabalho – alguns ainda oferecem a oportunidade de o profissional ter uma rotina mais flexível, na qual parte das demandas pode ser realizada em casa. 

Essa flexibilidade é fundamental para a qualidade de vida do colaborador. Entretanto, para que essa prática funcione, é necessário que as equipes estejam organizadas e em constante comunicação. Quer saber como ser um advogado home office? Confira nossas dicas fundamentais para isso! ​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Por que vale a pena atuar em home office?

Ao procurar saber como ser um advogado home office, você encontra diversas vantagens conforme a sua realidade profissional. Veja as duas principais. 

Você pode gostar de: O que faz um analista fiscal e como seguir essa carreira?

Liberdade

A primeira é a liberdade de poder trabalhar com um horário mais flexível. Dessa forma, se o profissional se sente mais produtivo no período da manhã, ele pode começar suas atividades nesse horário, ou conforme for mais benéfico para ele, valorizando seu tempo. 

Economia

Outra vantagem é que, ao optar por trabalhar em teletrabalho, o advogado reduz os seus custos, eliminando o aluguel com o escritório e com o transporte diário. Além do dinheiro economizado, não ter que se deslocar todos os dias até o escritório economiza tempo, principalmente em cidades grandes, e reduz o estresse gerado no trânsito.

Também é possível fazer a utilização de softwares específicos para exercer o seu trabalho e, assim, dispensar a contratação de uma secretária. Isso reduzirá ainda mais os custos da empresa. 

Por isso, o home office tem se tornado uma forma de trabalho diferenciada para aqueles que atuam no Direito.

Como ser um advogado home office?

Achou os benefícios atrativos? Veja como ser um advogado home office nos seguintes quesitos. 

1. Planejamento

Antes de fazer a transição do trabalho tradicional para o home office, faça o planejamento completo do seu trabalho, das metas que deseja atingir, como captar clientes, e de tudo que será necessário para trabalhar em casa. Nesse momento, é importante verificar no mercado as ferramentas tecnológicas gratuitas e pagas que estão à disposição.

2. Organização

Depois, organize quais serão as suas atividades, em que ramo seguirá, seus horários e sua jornada de trabalho, como divulgará o seu trabalho. Nessa fase, aproveite para montar o seu escritório em casa.

3. Comunicação

Não se esqueça de pensar na comunicação da sua marca, como se comunicará com clientes e fará a fidelização desses. Nesse caso, é possível partir para o marketing digital e manter o bom e velho cartão de visitas.

4. Tecnologia

Além de ter uma boa estrutura física, é importante que o advogado busque estabelecer uma estrutura tecnológica eficiente, desde softwares de gestão voltados para o Direito, até sistemas que permitam a comunicação com sua equipe e seus clientes.

Nesse caso, pode ser necessário um equipamento de áudio e vídeo para instalar no computador para fazer videochamadas e reuniões, telefone fixo, WhatsApp empresarial, pacote de internet e programas específicos, por exemplo.

5. Coworking

Caso não tenha espaço para montar um local de trabalho logo de início, é possível utilizar os de coworking para trabalhar, atender seus clientes e fazer reuniões. Esses ambientes são espaços para locação por tempo de uso, ou seja, o cliente utiliza o espaço e paga por aquele tempo, podendo ser por hora ou por dia.

Leia também: Como se tornar um analista financeiro?

Quais são os mitos a respeito da advocacia home office?

A seguir, citamos os principais mitos que existem relacionados ao trabalho remoto no Direito, Veja! 

Mito nº 1: Não é possível organizar todas as informações de um escritório sozinho.

Um dos principais desafios encontrados ao escolher o teletrabalho é a organização das informações dos clientes e dos casos que estão sendo executados. Porém, existe uma maneira bem simples de transpor esse obstáculo: a tecnologia.

Usar um software jurídico online tem uma menor possibilidade de perda de dados, além de simplificar muito o acesso a todas as informações necessárias no dia a dia.

Mito nº 2: Teletrabalho aumenta a possibilidade de perder prazos

Assim como no acesso às informações, o uso de um software jurídico pode automatizar algumas tarefas. Com exceção da necessidade de ir até o fórum, muitas outras demandas já podem ser realizadas a distância. 

É possível controlar tarefas, acessar todas as demandas pendentes, em atividade e concluídas. Com pouquíssimos cliques, o profissional consegue, por exemplo, saber o que está atrapalhando o cumprimento dos prazos e dar mais atenção ao caso para finalizá-lo a tempo. 

Além disso, alguns softwares permitem criar listas de atividades relacionadas aos prazos, com notificações ao usuário. 

Mito nº 3: A produtividade diminui

Ao contrário do que se pensa, vários fatores podem influenciar positivamente para que o desempenho do profissional melhore, como a flexibilidade de horário, não perder tempo deslocando-se até o escritório, ter mais qualidade de vida com a redução do estresse, conforto em trabalhar em casa, entre outros.

Mas é claro que, para isso ser possível, o advogado deve organizar um ambiente reservado que permita a concentração nas suas atividades. 

Índice de Confiança Robert Half

​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.

​ ​

Mito nº 4: Menos qualidade no atendimento aos clientes

É normal ter esse tipo de preocupação, afinal o atendimento ao cliente é extremamente importante para o crescimento do negócio. Para existir um atendimento satisfatório, é necessário utilizar as ferramentas certas.

Entre as vantagens do sistema para advogados, existe a chance de criar um arquivo completo dos atendimentos. Isso permite um atendimento mais personalizado, sem depender da memória para resgatar aquilo que foi conversado. Além disso, caso o cliente seja atendido por outra pessoa, o colaborador terá acesso à conversa.

Outro recurso que existe para a comunicação com o cliente é que, quando utilizado sistemas específicos, se torna possível cadastrar o e-mail dele e, a cada movimentação no seu processo, ele receberá uma notificação.

Mito nº 5: Possibilidade de perda do controle da equipe

Com o avanço da tecnologia e o surgimento de diversas ferramentas de comunicação e organização de tarefas, é quase impossível que aconteça a perda de controle dos colaboradores. Isso porque é viável comunicar-se a qualquer momento pelo WhatsApp, realizar reuniões pelo Microsoft Teams e organizar os processos com o Rock Studio, por exemplo.

Obter o sucesso já não está somente relacionado a um grande escritório, até porque os novos formatos de trabalho proporcionam uma evolução profissional focada no relacionamento entre o profissional e o cliente.

É fundamental analisar e sempre buscar inovar as formas de trabalho da sua equipe. A partir de todas as experiências, é possível trabalhar em home office com eficiência, seja num escritório virtual, seja como autônomo.

Independentemente de como acontece suas relações de trabalho, a tecnologia está aí para ajudar, e fazer o uso dessas ferramentas, com certeza, facilitará a sua rotina e manterá todos os integrantes da equipe alinhados.

Esperamos que as dicas sobre como ser um advogado home office tenha ajudado você a encontrar o rumo certo para a sua carreira! Desejamos sucesso e estamos à sua disposição para qualquer dúvida.

Deixe um comentário aqui no post. Responderemos com o maior prazer!

 

Mais em nosso Blog