Como ser notado no trabalho?

Você trabalha duro para crescer na carreira. Mas se você não ganha crédito por suas conquistas, há uma grande chance de que seja ignorado quando surgir a oportunidade de uma promoção. O mundo dos negócios atual é marcado por duas características: alta velocidade dos acontecimentos e trabalho em equipe.

Essa combinação de fatores dificulta que contribuições individuais sejam notadas. Para manter o ritmo de suas conquistas profissionais, é importante que seu trabalho seja mais visível para chefes e colegas. Pode ser complicado, porém, saber como chamar atenção evitando a autopromoção a qualquer custo. Ganhar o crédito que você merece requer um bom marketing pessoal.

Veja algumas dicas para ganhar reconhecimento e ser notado no trabalho:

Seja visto e ouvido
Reuniões de equipe são bons momentos para contribuir e ganhar exposição. Compartilhar idéias e propor soluções para problemas em um momento em que todos estão reunidos evita o risco de que as suas contribuições sejam atribuídas a uma outra pessoa. Fazendo isso, você também aparenta ser mais autoconfiante para o seu gestor.

Vá além das expectativas
Se você quer melhorar suas habilidades ou talvez trabalhar com pessoas importantes, não espere que a oportunidade chegue até você. Busque projetos que farão seu talento brilhar ou se ofereça para ajudar colegas que podem se beneficiar da sua experiência em alguma área. Isso não só irá aumentar a sua visibilidade como demonstrará o seu valor para a empresa.

Mostre o seu talento com as pessoas
Empregadores valorizam profissionais que tenham boas habilidades interpessoais e que possam interagir com um grupo mais amplo de colegas e clientes. Valorize a sua atitude positiva sendo prestativo e acessível para os seus colegas de trabalho. Mas não pare por aí: tenha interesse também por outras pessoas que trabalham fora do seu círculo imediato. Nunca se sabe quando um conhecido do escritório pode subir para uma posição de liderança e ter influência sobre o seu futuro profissional. A sensação de trabalho cumprido é recompensadora, mas pode não ser suficiente se as suas contribuições não são notadas. Quando se trata de administrar a própria carreira, fique atento para aproveitar as oportunidades e ganhar o crédito que você merece. Afinal, quem tem mais interesse no seu sucesso que você mesmo?

Tags: Carreira

Compartilhar essa página