Como se sair bem em uma entrevista de emprego em inglês

Apareceu uma entrevista de emprego em inglês? Respire fundo e mantenha a calma. Lembre-se de que, assim como em uma entrevista de emprego em português, o importante é você se preparar bem para o encontro com o headhunter. A ideia do bate-papo, como você já deve bem saber, é demonstrar as suas habilidades, o seu perfil e, obviamente, a sua experiência profissional. Só que agora, em inglês. Luís Simões, gerente de marketing do Berlitz Centro de Idiomas, listou algumas dicas para você se sair bem na entrevista. Veja só:

1 – Procure imaginar quais perguntas normalmente são feitas em uma entrevista - mesmo em português. Qual é sua especialidade profissional? Pode falar sobre suas experiências anteriores? O que está buscando profissionalmente? Com isso em mente, tente se preparar para responder essas perguntas em inglês, com naturalidade, sem decorar nenhum roteiro. Procure também se preparar para perguntas menos técnicas, como, por exemplo, descrever seu perfil, suas qualidades, seus pontos fortes e fracos.

2 - Tenha em mente também respostas sobre seus hobbies, sua família, um livro ou filme favorito, se pratica algum esporte. É importante estar preparado para responder sobre a sua vida particular. Para praticar, imagine a situação em que você conhece um estrangeiro informalmente e o que diria a ele sobre si mesmo.

3 – Não tente utilizar termos, expressões e estruturas que o deixem inseguro ou que você não usaria normalmente. Uma entrevista em inglês é necessária para avaliarem o quanto você pode interagir com pessoas em outro idioma – e decorar alguns termos não só passará a impressão errada, como ficará evidente que eles não estão sendo utilizados naturalmente. Isso rapidamente é detectado por entrevistadores bilíngues e pode atrapalhar, ao invés de ajudar.

4 – Procure se preparar com respostas objetivas, claras, diretas e com estruturas e termos com os quais você se sente seguro. Isso passará uma imagem mais confiante e honesta.

5 – Quando tiver tudo isso alinhado, comece a praticar as suas respostas. É uma forma de evitar grandes pausas durante a conversa com o headhunter.

6 - Por fim, não minta sobre o seu nível de inglês ou sobre o fato de estar estudando. Além de não ser ético, é algo facilmente detectável e pode comprometer muito seu perfil. Rodrigo Bucollo, gerente nacional pedagógico da Wizard, lembra que o primeiro passo para ser bem-sucedido em uma entrevista em inglês é saber fazer uma apresentação simples e objetiva de sua formação e experiência. “Outra dica é saber vocabulários e termos técnicos que já são usados no dia a dia de sua profissão para usar no discurso”, diz Bucollo. “Mas atenção: Não tente criar uma conversa super avançada. Nesses momentos, ser objetivo e simples significa ser mais assertivo”.

Compartilhar essa página