Atenda aos requisitos de cargos e não se torne o candidato arroz de festa

O candidato arroz de festa

Por Fernando Mantovani

A busca pela recolocação profissional no mercado não é uma tarefa fácil. Principalmente, se já está há algum tempo procurando. Nessa fase, perder o foco é um risco e isso pode prejudicar seu objetivo.
Se você se tornar o chamado "candidato arroz de festa”, que envia o currículo para toda vaga, pode acabar sendo deixado de lado pelos recrutadores. Evite que isso aconteça!

Como se candidatar a uma vaga de emprego

Antes de começar a enviar currículos, preocupe-se em saber se está qualificado o suficiente para a vaga. Os pré-requisitos não são escritos à toa. Se a vaga pede que se tenha outro idioma fluente e o seu conhecimento é mediano, cuidado. Ao ser chamado para uma entrevista em inglês, por exemplo, o idioma será testado, e se for mesmo insuficiente, você terá feito o recrutador perder tempo e comprometerá suas chances em uma futura oportunidade.

Você também pode gostar de: Defina o modelo de currículo ideal

Outro ponto de atenção é identificar se seus valores e estilo de vida estão em sintonia com os da empresa. Se você compartilha de ideais de não-violência, não procure emprego na indústria de armamento. A vaga pode até ser ideal para o seu perfil técnico e experiência, mas no longo prazo a relação dificilmente se sustentará e você terá que recomeçar sua busca.

Confira também: Guia para identificar talentos

Suzy Welch, ex-editora chefe da Harvard Business Review, dá um ótimo conselho em seu livro 10-10-10: Hoje, amanhã e depois. Ela sugere fazer a si mesmo a seguinte pergunta antes de decidir qualquer coisa: “Como me sentirei sobre minha decisão daqui a 10 minutos, daqui a 10 meses e daqui a 10 anos?”. Definitivamente, isso te ajudará a direcionar melhor sua procura pelo novo emprego.

Você também pode gostar de: O processo de recrutamento profissional

Fernando Mantovani é diretor de operações da Robert Half Brasil.
Este artigo foi publicado em primeira mão no blog Sua Carreira, Sua Gestão, da Exame.com.

Compartilhar essa página