Como montar um currículo para mudar de carreira

Mudar de carreira é uma decisão que exige coragem e planejamento. E, antes de se decidir, saiba que é importante fazer uma autoavaliação para ver se está mesmo na hora de mudar de emprego. Decisão tomada, hora de preparar o currículo (veja nosso modelo de currículo). Se você está partindo para uma nova área, não basta mudar o objetivo do seu CV, aquelas primeiras linhas que dizem quais são os cargos ou as funções pretendidas.

É claro que esse sumário, onde o profissional costuma apresentar sua vida profissional de forma resumida, precisa estar alinhado às novas metas. Por isso, vale incluir nessa parte, brevemente, as razões da mudança de rumo. Mas o currículo é muito mais do que essas linhas iniciais e precisa ser reformulado por inteiro para lhe ajudar a conseguir o novo trabalho. Afinal, vale lembrar que cada currículo que você escreve deve ser customizado para o cargo desejado – e quando se está em transição de carreira essa afirmação vale mais do que nunca.

Lembre-se de dar ênfase às experiências que você tem na área para a qual você planeja migrar, mesmo que elas sejam pontuais. Vale buscar na sua bagagem profissional projetos que você tenha trabalhado e que estejam ligados, de alguma forma, à sua nova carreira. Participações em cursos, eventos e workshops da nova área também devem ser destacados. Além disso, tente analisar as competências adquiridas em outros trabalhos, de outros setores, e que podem ser úteis na área em que você está ingressando. Nesse caso, destaque as conquistas e as habilidades nessas experiências passadas que podem agregar valor a você, como profissional, em sua nova carreira. Boa sorte!  

Tags: Currículo

Compartilhar essa página