Como lidar com a segunda-feira?

Por Juliana Porto

O domingo vai chegando ao fim e qual é a sua sensação sobre a semana que está prestes a começar? Muita gente diz que é como o Garfield, o gato amarelo dos quadrinhos: Odeio segunda-feira! A forma como você se prepara e encara os seus dias pode mudar sua relação com a vida e com seu trabalho. Com preparo, planejamento e um pouco de disciplina, sua semana será completamente diferente e você vai até ousar dizer que ama as segunda-feiras!

Organize-se:  Você já sabe que para começar a semana com o pé direito e a disposição, incluir uma rotina de exercícios é fundamental. Mas como fazer disso uma rotina? Muitos até começam a semana com as melhores intenções - ir à academia ou acordar cedo para correr ou meditar. E se estes planos muitas vezes são fracassados, isso ocorre por falta de foco. Tente ter uma boa noite de sono e não se sabotar para colocar este plano em prática. Com endorfina extra, a segunda-feira certamente será muito melhor!

Liste sua tarefas: Quando se trata de se preparar para a semana, a melhor maneira é elaborar uma lista de tarefas. Ela não só vai te deixar mais bem preparado, como também vai permitir que você visualize exatamente o que precisa ser feito, e quando. Revise a lista da semana anterior e avalie o que foi e o que não foi feito - e aí pergunte a si mesmo porque certas coisas funcionaram e outras não. Se algumas das tarefas ficar para trás, você precisa tomar uma decisão: removê-la inteiramente ou fazer dela uma prioridade.

Antecipe suas tarefas: Se você leva almoço ou lanche para o trabalho, por exemplo, uma boa dica pode ser deixar tudo preparado na véspera.  Qualquer coisa que você pode fazer antecipadamente lhe dá liberdade para o próximo dia, e você tem que pensar menos a respeito. Segunda-feira é sempre um dia mais 'enrolado'. Qualquer coisa que você puder fazer antes, você deve fazê-la!.

Reserve um tempo para você: No domingo à noite, procure se acalmar e relaxar. Uma maneira de fazer isso é meditar. Outra é ler (um livro, não as mídias sociais), ou mesmo tomar calmamente uma xícara de chá. O silêncio faz maravilhas e, em nossa sociedade excessivamente ocupada, é um bem valioso que muitas vezes esquecemos.Tire tempo para você e fique em silêncio. Sem distrações. Sem interrupções. E depois vá dormir, pronto para a semana seguinte.

* Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

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