Como lidar com os boatos no escritório

Não há como negá-los: eles existem. Não importa se você trabalha numa empresa de grande, médio ou pequeno porte, boatos no escritório, ou a famosa rádio peão, é algo com que temos que conviver. Mas, como gestor, é fundamental saber quando o boato, que começa como um mero mexerico, se torna algo mais corrosivo. Um levantamento da Robert Half mostrou que a fofoca é a maneira mais comum de se fazer política no escritório. A seguir, seis dicas para ajudar a lidar eficazmente com os boatos.

1. Mantenha uma política de porta aberta 
Se quiser manter-se informado, seus funcionários precisam saber que você está sempre disponível para ouvir suas preocupações. Ainda assim, alguns funcionários hesitarão em serem os primeiros a falar, portanto seja proativo e esteja em contato frequente para poder sentir o clima do escritório.

2. Proporcione informações claras e francas rapidamente
Isto é particularmente importante em épocas de mudança, quando os boatos de escritório tendem a espalhar-se num ritmo mais acelerado. Nada provoca mais fofocas do que o silêncio da administração sobre um problema. Portanto, evite reter informações e crie um ambiente de transparência e confiança.

3. Trate do boato no trabalho de forma rápida
Se for um boato a respeito da empresa ou de um funcionário específico, não espere que ele simplesmente suma por conta própria. Os sentimentos negativos criados pelo boato apenas deteriorarão e abaixarão a moral. Tomar uma ação imediata para lidar com a questão na origem do boato ajudará os funcionários a se sentirem seguros em seu trabalho e permanecer assim focados em suas tarefas.

4. Compartilhe os elogios
Quando a administração demonstra uma tendência a favorecer um membro da equipe em detrimento dos outros, a situação favorece o surgimento de rumores rancorosos. Mostre à sua equipe que você valoriza a colaboração, elogiando todos pelas funções que exercem em ajudar a equipe a atingir suas metas. O boato no trabalho sobre funcionários individuais é menos provável de ocorrer quando todos sentem que seu trabalho é apreciado.

5. Esclareça as funções individuais
Desentendimentos e “guerras de território” geralmente partem de membros da equipe que não entenderam perfeitamente os papéis de seus colegas em um projeto. Seja explícito ao atribuir responsabilidades e assegure-se de que todos estejam cientes da cadeia de comando. Isso ajudará a evitar disputas territoriais e, ao mesmo tempo, aumentará a produtividade.

6. Lidere pelo exemplo
Uma das melhores maneiras de lidar com o boato no trabalho, na condição de gerente, é demonstrando ser um exemplo positivo. Nunca espalhe boatos e evite criticar seus superiores na frente de membros de sua equipe. Os gerentes que consistentemente demonstram integridade inspirarão o mesmo de seus funcionários. Mesmo sendo aparentemente inócuo, o boato no trabalho pode afetar a moral dos funcionários, levando a uma produtividade reduzida e a problemas de retenção. Um gerente mais experiente está sempre um passo à frente, comunicando-se com os funcionários, lidando com os rumores abertamente e estabelecendo um exemplo com um estilo de liderança baseado em franqueza e confiança.

Traduzido e adaptado do original Managing the rumor mill: 6 tips on dealing with office gossip.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página