Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Todo mundo tem uma explicação razoável sobre o motivo de constar experiências curtas no currículo, ou seja, experiências de três meses ou menos em uma empresa. Entretanto, é fato que há muitas organizações que não se sentem confortáveis em empregar alguém que troca de emprego como muda de roupa. Você pode até não concordar com esse pensamento, mas é assim que o mercado funciona. E no currículo não há espaço para explicações.

O papel — ou o arquivo digital — vai simplesmente mostrar que você permaneceu três meses em um trabalho, seis em outro e um ano em um terceiro. Você só conseguirá dar a explicação se tiver a sorte de ser chamado para uma entrevista. Então, o que fazer? Vale a pena incluir experiências curtas no currículo? Se sim, como citá-las?

Confira este post e sane todas as suas dúvidas!

Leia também: Colaboração online x engajamento do time | Robert Half

Vale a pena mencionar experiências curtas no currículo?

A resposta para essa pergunta é: depende. Caso você tenha pouca experiência profissional, vale a pena mencionar as poucas vagas que ocupou, tendo em vista que são as únicas experiências que você teve. Se você atuou apenas no desenvolvimento de um único projeto dentro de uma empresa, mas ele teve alta repercussão e apresentou grandes resultados, também é interessante citá-lo. O mesmo vale para estágios e trabalhos voluntários ou sazonais.

Agora, se você teve uma ou, talvez, duas experiências mais curtas em meio a outras mais duradouras, como colaborações online temporárias, avalie se elas merecem ser apresentadas. Se a resposta for sim, mantenha o currículo cronológico tradicional e destaque os projetos e as suas conquistas em determinadas seções do currículo, como você verá no tópico seguinte. Assim, você conseguirá demonstrar que sua permanência naquele emprego, ainda que curta, ofereceu algum aprendizado.

Envie sua vaga

Como incluir experiências curtas no currículo?

Não basta somente dispor de uma boa justificativa para incluir experiências curtas no currículo, é preciso saber como mencioná-las. Na hipótese de você ter pouca experiência no mercado de trabalho, o indicado é citar na seção "experiências profissionais".

No caso de se tratar de estágio e trabalhos voluntários ou sazonais, sugerimos que você crie uma seção específica para apresentá-los ou os adicione na seção "Informações adicionais". Para saber se você deve criar uma seção específica ou incluir as experiências de curto prazo na seção que trata sobre as informações adicionais, verifique quantas experiências você citará. Se for apenas uma, insira-a em informações adicionais, do contrário, crie seções específicas.

Agora, se você dispor de muitas experiências de curta duração que valham a pena serem citadas, o ideal é apostar em um currículo funcional. Para saber como criá-lo, veja o tópico a seguir.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

Como criar um currículo funcional?

Diferentemente do currículo Vitae, que foca na experiência profissional, e do Lattes, que foca na experiência acadêmica, o currículo funcional visa destacar as habilidades desenvolvidas e as conquistas obtidas pelo profissional durante a execução do projeto temporário.

Para criar esse modelo, inclua uma seção chamada "Projetos profissionais" ou "Realizações Profissionais" logo abaixo do resumo profissional. Ali, você pode inserir os principais trabalhos que esteve envolvido ao longo de sua carreira e o que conquistou em cada uma dessas atividades. Aqui, o foco está nas conquistas e não as datas, por isso, é o modelo adequado para quem teve diversos empregos curtos. Para que fique mais fácil de compreender, confira o exemplo logo abaixo:

Cargo

Nome da empresa (período de atuação)

Cite as principais atribuições e conquistas em, no máximo, 6 bullet points

Veja como fica:

UX Designer

Empresa X (de janeiro de 2022 até março de 2022)

  • criei e apliquei questionários e roteiros de entrevistas para capturar a experiência dos usuários do aplicativo Y;
  • gerei e analisei dados quantitativos e qualitativos, a fim de projetar uma interface intuitiva para o público-alvo;
  • liderei uma equipe multidisciplinar contendo 20 profissionais, o que aprimorou as minhas habilidades como líder.

Conquistas:

Concluímos o projeto dentro do prazo previamente estipulado e, após dois meses do lançamento do aplicativo Y, ele já contava com 11 milhões de usuários ativos, gerando uma receita de 1,5 milhão de reais.

Como você pôde perceber, as informações foram mencionadas de forma objetiva, mas não deixamos de descrever exatamente o número de profissionais que participaram da equipe, o período necessário para que fosse possível observar um resultado satisfatório, o número de usuários ativos e o retorno financeiro obtido em três meses. Ao citar dados concretos em seu currículo, você desperta a atenção do recrutador e comprova a partir de números o sucesso do projeto que participou.

Você pode gostar de: As habilidades mais valorizadas pelo mercado

Depois dos projetos, ainda é possível incluir suas habilidades e competências, e só mais para o fim é que você deve listar os nomes dos empregadores, os cargos que ocupou e as datas.

Após criar o currículo funcional, lembre-se de revisá-lo minuciosamente, a fim de não entregá-lo com informações incorretas ou incompletas, e erros de digitação ou ortografia. Além disso, não resuma demais suas experiências profissionais e não inclua informações inverídicas. Assim, você evita os principais erros cometidos ao elaborar o currículo.

Se você ficou com alguma dúvida sobre como incluir experiências curtas no currículo, deixe-a nos comentários, que prontamente responderemos você!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.