Como formar uma equipe de sucesso em oito passos

Uma vez no papel de líder, sua responsabilidade é a de semear as sementes do sucesso em sua equipe. Isto significa ter profissionais em posições adequadas e nutri-los com os recursos de que necessitam para crescer. Aqui estão oito dicas de como formar uma equipe de sucesso. Elas vão te ajudar a extrair as melhores habilidades da sua equipe, tanto individual quanto coletivamente.

1. Incentive ideias
Em uma equipe de alto desempenho, os funcionários têm liberdade para seguirem os seus instintos criativos e são incentivados a encontrar soluções inovadoras para os problemas existentes.

2. Promova a colaboração
Os membros de sua equipe devem se comunicar uns com os outros, compartilhar ideias e usar suas habilidades e conhecimentos individuais para fazer contribuições valiosas para toda a equipe. Garanta que todos tenham a oportunidade de ter a palavra, não apenas as pessoas de cargos mais altos.

3. Delegue responsabilidade
É importante dar aos funcionários a oportunidade de assumir novas funções e responsabilidades, permitindo-lhes ganhar experiência e desenvolver suas habilidades.

4. Dê feedback
Diga aos funcionários como eles estão performando. Se eles têm um bom desempenho, encoraje-os a continuar. Se há coisas a serem trabalhadas, ofereça conselhos construtivos.

5. Seja flexível
Para ajudar os funcionários a darem o máximo de sua capacidade ou maximizar seus níveis de produtividade, seja flexível. Às vezes, a equipe pode precisar trabalhar em horários diferenciados ou mesmo fazer home office. Concentre-se nos resultados finais e não os meios para atingi-los.

6. Seja acessível
Quando os membros da equipe precisarem de aconselhamento ou apoio, esteja disponível. Certifique-se de que eles sabem que podem recorrer a você a qualquer momento quando estiverem com algum problema. Se os funcionários cometerem algum um erro, alivie a pressão sobre eles, tomando ou compartilhando das responsabilidades.

7. Apoie o desenvolvimento
Quando os funcionários precisarem aprender sobre novas técnicas e processos, garanta que eles tenham acesso a mentoring e coaching. Certifique-se de que eles têm um plano estratégico para a sua carreira e estão trabalhando para seus objetivos profissionais. Apoie seu desenvolvimento sempre que possível.

8. Reconheça o sucesso
Saiba reconhecer quando um funcionário executar bem uma tarefa. Se a equipe obteve um grande resultado, parabenize a todos. Isso ajuda a construir o espírito de equipe e incentiva um ambiente de trabalho mais feliz e mais produtivo. Não é possível ter uma equipe de alto desempenho se os funcionários estão infelizes e constantemente procuram outras oportunidades no mercado.

Se você tem uma alta taxa de rotatividade, o moral dos profissionais e a produtividade tendem a serem baixos. Seu trabalho como gestor é manter os funcionários engajados e com brilho nos olhos. Colaboradores engajados e felizes, que são adequadamente remunerados e apoiados no seu desenvolvimento de carreira, são propensos a permanecer na empresa por mais tempo e trazem mais resultados para a organização. Em 2014, companhias brasileiras com um bom ambiente para se trabalhar cresceram, em média, 18%, mesmo com o cenário econômico desfavorável. Isso prova que investir em pessoas e em verdadeiros líderes não é apenas “coisa” de RH. É algo que traz resultados efetivos para a organização.

Traduzido e adaptado do original How to grow a successful team in 8 simple steps.

Compartilhar essa página