Como fazer um planejamento de carreira para 2017

Como fazer um planejamento de carreira para 2017

Por Adriana Fonseca

Planejar o futuro profissional é algo útil porque dá, a cada um de nós, um horizonte. Com base no plano de carreira que se estabelece é possível determinar as próximas ações que vão fazer com que se chegue aonde se deseja. “Aumenta consideravelmente as probabilidades de realização e sucesso”, afirma Tibério César, coach executivo de liderança e membro da ICF International Coaching Federation.

Na opinião de César, cada profissional deve ser responsável por sua própria carreira, buscando o desenvolvimento que deseja. “Esperar pelo investimento do empregador é colocar nas mãos da empresa ou do mercado seu destino profissional”, diz.

Faz sentido, não? A pedido do blog, César deu algumas dicas de como fazer um plano de carreira.

  • Idealmente, o plano de carreira deve ser feito ainda antes de entrar na faculdade
  • De qualquer forma, o planejamento, independentemente de quando seja feito pela primeira vez, deve ser revisto periodicamente
  • Ao elaborar o plano de carreira, é importante traçar objetivos para 1, 3 e 5 anos
  • Ao determinar seus objetivos, pense onde deseja estar e fazendo o que, e coloque prazos
  • Importante elencar as competências técnicas e comportamentais que é preciso desenvolver para atingir seus objetivos, de acordo com os períodos estabelecidos acima

Feito o planejamento, hora de agir, indo atrás dos cursos necessários para se preparar para o futuro.

Outra parte fundamental do processo é compartilhar seu plano de carreira com outras pessoas. Mas César recomenda atenção. “É importante, no caso da abordagem junto ao chefe ou à empresa, sinalizar o que pretende e questionar de forma aberta o que é preciso fazer e desenvolver para estar apto a participar de uma possível oportunidade de crescimento”, diz o coach. “Normalmente a empresa gosta de saber da intenção do profissional e, a partir dessa abordagem, a chefia o verá com outros olhos.”

 

Adriana Fonseca é jornalista, tem 14 anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Tags: Carreira

Compartilhar essa página