Como fazer um currículo rápido e do zero

Currículo é um tema recorrente aqui no blog. Por isso, você já deve saber que, idealmente, é preciso dedicar certo tempo para elaborar o documento. Sim, porque o currículo deve ser customizado para a vaga de emprego que você está se candidatando, precisa mostrar de forma clara e objetiva os resultados que você alcançou em cargos anteriores e ainda é essencial incluir no texto palavras-chave relacionadas ao emprego pretendido.

Mas, sejamos sinceros. Nem sempre temos o ideal. Nem sempre temos muito tempo para elaborar um modelo de currículo perfeito. Então, as dicas abaixo são para você, que precisa fazer um currículo para ontem e começar do zero.

1. Defina as seções
A primeira coisa a fazer é definir a estrutura do seu currículo, pois ela vai servir de guia para o conteúdo. Pense em que fase da sua carreira você está. Entrando no mercado? Então, comece pela experiência acadêmica. Já trabalha há algum tempo? Coloque a experiência profissional no topo – sempre da mais atual para a mais antiga -, logo depois do resumo e do cabeçalho, que deve trazer seu nome completo, idade, e-mail e telefone. Mais seções que você pode inserir: idioma, outras competências e resultados.

2. Liste os resultados alcançados
Em “bullet points” destaque os principais resultados alcançados, bem como as principais responsabilidades em cada cargo. Não faça uma lista enorme. Para decidir o que incluir no texto, pense em duas coisas: as conquistas que mais te deixaram orgulhoso em cada posição e as mais relevantes para o cargo que você quer conquistar.

3. Faça uma edição final
Headhunters ainda são categóricos: o currículo ideal tem uma página – a menos que você tenha mais de dez anos de experiência, aí talvez duas sejam aceitáveis. Então, depois de preencher todas as seções listadas no ponto 1, faça uma edição no texto. Releia e elimine palavras desnecessárias, que não agregam informação relevante para o recrutador.

4. Cheque a diagramação
Analise o currículo visualmente. As informações estão alinhadas, em uma ordem que faça sentido? Salve o documento em PDF e veja se ele fica bonito e fácil de ler.

5. Revise tudo
Erros de português e de digitação acabam com a chance de qualquer conseguir o emprego dos sonhos. Então, passe o corretor ortográfico e leia o currículo de baixo para cima. É uma estratégia para vê-lo com novo olhar e pegar possíveis falhas.

Tags: Currículo

Compartilhar essa página