Como escrever uma carta de apresentação que não será ignorada

Muitos candidatos concentram toda a sua energia em preparar o currículo e não se dedicam o suficiente para escrever uma boa carta de apresentação. Em algumas oportunidades, será essa carta que irá abrir as portas para que seu CV seja avaliado e para que você participe do processo de recrutamento. Portanto, escrevê-la bem pode ser um diferencial. Por isso, separamos algumas dicas sobre como escrever uma carta de apresentação que vão tornar essa tarefa mais fácil. Confira!

A saudação
Sempre que possível, enderece a carta para a pessoa responsável pela sua contratação. Caso não tenha essa informação, evite escrever “Prezado Sr ou Sra.” e coloque apenas o nome da empresa.

O primeiro parágrafo
Deixe claro o motivo o que o levou a escrever a carta. Indique a posição na qual tem interesse. Caso conheça uma pessoa na empresa alvo, não deixe de mencioná-la como uma referência. Um nome familiar pode criar vínculo com o leitor. Desde o início, você precisa manter a atenção do leitor para que ele continue lendo sua carta. Tente estabelecer uma conexão com a empresa e faça um resumo das suas qualificações.

Parágrafos de desenvolvimento
Lembre-se: é uma carta de apresentação e não um testamento. Logo, não precisa ser longa. Dois parágrafos curtos para o desenvolvimento devem ser suficientes. Neles, mostre porque você é o candidato ideal para a vaga. Seja objetivo e destaque o que realmente for relevante. Aqui, use um estilo mais coloquial e tente explorar melhor o que você diz no seu currículo. Procure usar as mesmas palavras que estão no seu CV para descrever suas habilidades e experiência. Isso é importante porque programas de computador, muitas vezes, digitalizam cartas de apresentação e fazem buscas por palavras-chave. Pesquise a empresa para que você possa explicar como suas habilidades e expertise são ideais para a organização. Lembre-se: mantenha a sua mensagem centrada sobre o que você pode fazer para a empresa, não o que ele pode fazer por você.

Fechamento
Diga ao seu potencial empregador que você está interessado em continuar a conversa sobre a posição e coloque-se à disposição para uma entrevista pessoal. Antes de enviar a carta, releia todo o texto. Seja cuidadoso com as palavras e tenha certeza que não há erros de português.

Traduzido e adaptado do original How to write a cover letter they can’t ignore.

Tags: Currículo

Compartilhar essa página