Como destacar seu currículo nas vagas on-line

Por Juliana Porto

Se você já se interessou por uma vaga de emprego on-line sabe que elas estão cada vez mais concorridas. Não é raro ver uma oportunidade via LinkedIn ou sites de emprego com 300, 400 ou até mais de mil candidatos. Com a competição cada vez mais acirrada, como destacar seu currículo em meio a centenas ou milhares de outros?

Como em qualquer outra vaga, seu currículo deve ser customizado para o emprego que você está se candidatando. Mais do que nunca, é fundamental incluir no texto palavras-chave relacionadas ao cargo pretendido porque em boa parte das vezes a primeira triagem dos documentos é feita por um software.

É isso mesmo que você está pensando: robôs fazem este trabalho inicial de seleção do material para headhunters. Por isso é igualmente importante atentar-se para outros detalhes, como não usar cabeçalhos e rodapés. Também evite tabelas, gráficos ou logotipos, que podem ficar de fora da pré-seleção destes programas de computador.

Isso feito, não basta enviar o currículo e rezar para que você seja selecionado pelo menos para uma entrevista. Quem está procurando um emprego deve ter uma estratégia.

Hoje em dia, um de seus melhores aliados é o LinkedIn. Por meio do site, você pode contatar o recrutador e reiterar seu interesse em trabalhar na empresa e ocupar aquela vaga, enfatizando como você se adequa aos requisitos ao posto a que almeja.

Além disso, atualize regularmente seu perfil e procure usá-lo de forma mais ativa. A ferramenta é muito mais do que uma plataforma para abrigar seu currículo. Utilizando-o da forma correta, você pode chamar atenção de empresas e contratadores para o seu perfil profissional.

Juliana Porto é jornalista desde 2005 e começou sua carreira escrevendo justamente sobre... carreiras! De lá para cá, já cobriu finanças pessoais, consumo e tecnologia em redações no Rio e São Paulo, mas sempre acaba voltando ao tema com que começou sua vida profissional.

Compartilhar essa página