Como criar um plano de carreira para os próximos 5 anos

Sucesso raramente acontece por acidente ou da noite parra o dia. Aqueles que alcançam seus objetivos de carreira, quase sempre fazem um bom planejamento e tentam segui-lo. É importante ter objetivos de carreira a curto prazo, para mantê-lo motivado, mas não se deve perder de vista que uma carreira bem-sucedida é construída no longo prazo. Ter um plano de carreira para os próximos cinco anos é algo bem factível e com chances de sucesso se bem executado. Ele deve identificar o papel que você deseja assumir no final desse período e definir uma estratégia clara para chegar até lá. Antes de começar, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

1. Onde quero chegar?
Comece com um objetivo. Não é apenas "eu quero ter um salário mais gordo e um escritório mais agradável venha 2020", mas, sim, "eu quero ser o líder da minha equipe em 18 meses, logo preciso estar dentro do grupo de talentos identificados pela empresa como capazes de assumir uma posição de liderança dentro desse prazo”. Neste ponto, vale a pena pensar um pouco sobre o que você está desejando. Uma determinada posição pode parecer glamorosa a uma certa distância, mas isso não significa que é adequada para o seu conjunto de habilidades e sua personalidade. E mesmo que seja, pode envolver dedicação e estresse, com os quais você talvez não esteja disposto a conviver.

2. Como vou chegar lá?
Estruture seu plano de ação em pequenas etapas que te ajudarão a atingir o objetivo final. Por exemplo: que tipo de treinamento pode me ajudar? Precisarei de um mentor em algum momento? O que metas terei que superar a fim de ter uma avaliação de desempenho que facilitará uma promoção?

3. Coloque por escrito
Escrever seus objetivos os torna reais. A distância entre sonhar com o sucesso da sua carreira e realmente atingi-la pode ser diminuída quando colocamos tudo num papel e visualizamos o que precisa ser feito. Uma sugestão: na primeira coluna do seu plano de carreira, liste seus objetivos de curto prazo, médio prazo e longo prazo. Na próxima coluna, anote as habilidades ou traços que você precisa desenvolver para alcançar cada meta. E na terceira coluna, insira os recursos ou apoios que você vai precisar para fazer isso acontecer. Finalmente, use a quarta coluna para definir uma data de conclusão prevista para cada meta.

Um plano de carreira de cinco anos é apenas metade da batalha. Você precisa se manter motivado para alcançar seus objetivos:

1. Comemore pequenas vitórias
Você vai ficar mais motivado se souber reconhecer e recompensar as pequenas conquistas que tiver no meio do caminho. Cada passo, mesmo que pequeno, te deixa mais perto do seu grande objetivo. Então, comemore!

2. Mantenha-se flexível
Hoje em dia, as coisas mudam rapidamente e pode desempenhar um papel que em poucos anos pode não ser mais tão importante para empresa. Por isso, você precisa de destacar e se tornar um ativo indispensável para empresa. Mantenha-se atualizado sobre sua indústria e ajuste seu plano de carreira de forma adequada.

3. Revise regularmente seus objetivos
O plano de carreira que você quer hoje pode não servir mais amanhã, por uma série de motivos. Perguntar-se periodicamente: os objetivos listados no meu plano de carreira ainda me motivam a fazer o meu melhor no trabalho? Se não, o que faria? A equipe do Work life espera que essas dicas te ajudem a chegar lá.

Traduzido e adaptado do original How to create a 5-year career plan (and make it work).

Tags: Carreira

Compartilhar essa página