Como contratações sazonais podem ajudar a sua empresa

Por Robert Half on 21 de dezembro de 2022
Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Quando fica cada vez mais difícil alcançar os seus objetivos, é preciso contar com a criatividade para encontrar as soluções mais efetivas para o seu negócio. Um ótimo exemplo disso é utilizar contratações sazonais para impulsionar a sua força de trabalho.

Tanto as empresas quanto os colaboradores tendem a se beneficiar desse regime de contratação. Enquanto as primeiras conseguem ampliar as suas capacidades para lidar com alta demanda, os segundos se sentem atraídos pela oportunidade de enriquecer o currículo.

Envie sua vaga

No entanto, é importante entender o que realmente são contratações sazonais e de quais formas elas precisam ser conduzidas para aproveitar as suas vantagens. Afinal, é preciso livrar-se de algumas ideias pré-concebidas que podem prejudicar a condução do seu processo.

Que tal aprender tudo sobre como contratações sazonais podem ser benéficas para a sua empresa? A seguir, separamos as principais informações que você precisa. Confira!

Contratação por projetos temporários: você já pensou nessa possibilidade? | Robert Half

O que são contratações sazonais?

Contratações sazonais consistem em um processo de contratar colaboradores temporários por curtos períodos. Esse é um ótimo caminho para as organizações contarem com profissionais qualificados sem que seja necessário abrir uma vaga fixa em seu time.

Empresas podem optar por contratações sazonais por diferentes motivos. O principal deles costuma ser a necessidade de atender a uma demanda maior por serviço para determinada época do ano, como uma loja durante as compras de Natal.

Por fim, contratações sazonais são vantajosas também para os trabalhadores. Afinal, elas representam ótimas oportunidades para atuar em um regime mais flexível, adquirir experiência em determinada área ou contar com uma fonte de renda extra conforme necessário.

Por que contratações sazonais podem ser fundamentais para as empresas?

Contratações sazonais podem ser a chave para o sucesso de organizações de diferentes áreas. Afinal, representam ter acesso ao número certo de colaboradores no momento ideal para alcançarem os seus objetivos.

A seguir, destacamos os principais motivos que fazem das contratações sazonais ótimas ferramentas para o sucesso da sua empresa.

Leia também: Por que contratar o serviço de recrutamento especializado da Robert Half?

Flexibilização da sua força de trabalho

As contratações sazonais ajudam as empresas a lidarem da forma mais eficaz possível com a flutuação de demanda ao longo do tempo. Ou seja, é possível ajustar facilmente o tamanho de sua força de trabalho de acordo com as mudanças na carga de trabalho.

Ótimo custo-benefício

Ao contar com contratações sazonais, é possível adicionar ou deduzir o seu time conforme necessário, sem precisar pagar por salários em tempo integral ou passar por processos de demissão custosos. Como isso rende ótimos retornos, trata-se de uma decisão com custo-benefício bastante atrativo.

Maior satisfação dos colaboradores

Decidir a favor de contratações sazonais também pode beneficiar quem já faz parte do seu time de maneira fixa. Afinal, essa decisão ajudará a diminuir as chances de sua equipe estar sobrecarregada e estressada com excesso de trabalho. Isso também favorecerá a contenção da taxa de turnover da sua organização.

Diminuição de riscos em contratações

Contratar novos profissionais é algo que sempre carrega riscos. Afinal, é possível que o novo colaborador não corresponda às expectativas e represente prejuízo para a empresa. Portanto, contratações sazonais aparecem como uma alternativa para diminuir os riscos desse processo e se concentrar em seus benefícios.​

Guia Salarial da Robert Half​ ​

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.​ ​

De quais formas contratações sazonais devem funcionar?

Tendo em vista os benefícios de contratações sazonais para qualquer tipo de negócio, resta entender como conduzi-las adequadamente. Isso envolve dedicar um tempo para planejar cada tarefa e delegá-la aos profissionais mais adequados para cada função.

Conheça, a seguir, os passos fundamentais para implementar contratações sazonais em sua empresa da forma correta.

Realize um bom planejamento

Para que o seu processo de contratações sazonais seja conduzido adequadamente, ele precisa ser bem planejado. O seu planejamento deve considerar os objetivos que a sua empresa tem com essas contratações, além do cronograma estabelecido para elas.

Esse planejamento servirá como um condutor para todo o processo, sendo uma forma de garantir que cada ação esteja alinhada com os seus objetivos.

Estabeleça expectativas concretas

Outro aspecto importante de boas contratações sazonais envolve estabelecer um job description concreto que sirva para definir muito bem as expectativas em relação a essas vagas. Isso não apenas ajudará a avaliar o desempenho das equipes como também permitirá atrair mais profissionais qualificados.

Essa etapa do processo também será útil para o momento de anunciar as suas contratações sazonais.

Otimize o processo de recrutamento

Assim como diversos outros processos internos, o recrutamento de contratações sazonais pode e deve ser otimizado. Isso significa utilizar os meios mais eficazes que possibilitem conduzi-lo com o mínimo de esforço possível para obter os melhores resultados.

Felizmente, existem diversas soluções tecnológicas que ajudam a fazer esse trabalho. Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios de contratações sazonais sem que representem um aumento de demanda para o setor de recrutamento e seleção.

Confira também: Por que contratar o serviço de recrutamento especializado da Robert Half?

Tenha uma boa política de onboarding

Você também não pode esquecer-se de integrar e treinar os novos colaboradores adequadamente. Não é porque eles são sazonais que essa etapa deve ser dispensada, já que o onboarding garante que a sua empresa conte com os benefícios dessas aquisições quanto antes.

Uma boa política de onboarding também servirá para fortalecer a imagem da sua empresa no mercado. Afinal, trata-se de um processo que revela uma preocupação com a experiência do candidato de ponta a ponta.

Ofereça feedbacks aos candidatos

Oferecer feedbacks relevantes durante contratações sazonais é vital para construir um relacionamento de qualidade com os profissionais, inclusive aqueles que não forem selecionados. 

Uma das formas de fazer isso é enviar relatórios de desempenho ao candidato para que ele possa visualizar as áreas de suas capacidades que precisa aprimorar. Também é desejável avisar os candidatos não selecionados se os seus currículos serão adicionados ao pool de talentos da empresa.

Contratações sazonais são ferramentas poderosas para ampliar o potencial de uma empresa ao atender a diferentes níveis de demanda ao longo do ano. É a forma como o negócio reage a esses eventos esperados ou inesperados que define o sucesso da organização em relação aos seus objetivos. Então, aproveite as informações que selecionamos e boa sorte!

Curtiu este artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais, para que mais profissionais possam beneficiar-se dessas dicas!

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog