Como combater o estresse e aumentar a felicidade

O estresse está fora de controle? Ruim para você – e para todo mundo que sofre com o problema. Porque junto com o mal surgem diversos desequilíbrios de saúde. É doença no coração, dificuldade para dormir, problemas digestivos, aumento de peso, falta de memória e por aí vai. Sem contar a felicidade, que acaba indo ladeira abaixo. Mas calma. Você não está sozinho - estima-se que sete entre dez adultos enfrentem o estresse ou a ansiedade diariamente – e, por isso mesmo, tem muita gente pesquisando o tema para te ajudar a controlar o problema e ser mais feliz. A consultoria americana Happify, que usa ciência de ponta e tecnologia para empoderar as pessoas a conduzirem suas vidas por um caminho mais feliz, é um exemplo. Recentemente, a empresa divulgou alguns dados sobre o estresse, o que inclui as principais causas que levam as pessoas a ficarem estressadas. E, adivinhe: o trabalho leva 69% dos respondentes a enfrentarem o tão falado estresse. A principal causa? Sobrecarga de tarefas. Mas não é só. Também levam a culpa o dinheiro (ou melhor, a falta dele) e a economia.

estresse infografico

De acordo com a Happify, há algumas coisas simples que a gente pode fazer para ser menos estressado. Olha só:

- Vá ao parque: andar em meio à natureza reduz a fadiga mental, a frustração e a raiva, além de aumentar sentimentos positivos;
- Ligue para um amigo: o apoio social amortece a gente do estresse do trabalho;
- Compre uma planta: ter um vaso bem ao seu lado, no seu local de trabalho, pode diminuir o estresse e ajudá-lo a se concentrar;
- Procure um massagista: a massagem pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, em um terço e ainda aumentar os níveis de serotonina, relacionada ao bem-estar, na mesma quantidade;
- Medite: a meditação reduz os níveis do estresse diário em até 39%;
- Sorria: esse simples gesto reduz a intensidade com que seu corpo responde ao estresse;
- Dê gargalhadas: mais do que sorrir, aquela risada gostosa aumenta a endorfina liberada pelo cérebro, suaviza a tensão no corpo e esfria sua resposta ao estresse;
- Faça exercícios: a atividade física reduz os níveis de hormônios relacionados ao estresse e estimula a produção de hormônios relacionados ao bem-estar.

Parecem coisas muito simples para terem um impacto real, certo? Mas lembre-se de que a Happify usa informações científicas para oferecer suas soluções. Então, que tal começar a praticar algumas coisas dessa lista?

Tags: Equilíbrio

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