Como administrar o tempo no fim do ano

Como administrar o tempo no fim do ano

Por Adriana Fonseca

O fim de ano costuma ser bastante tumultuado para muita gente. É hora de correr contra o relógio. Há mais almoços de relacionamento – seja com amigos ou contatos profissionais -, muitos eventos e presentes para comprar, sem contar o acúmulo de trabalho por conta das férias coletivas. Ufa! Mas, calma, dá para se organizar!

Heloiza Mantoan, professora do curso de gerenciamento de tempo do Senac Largo Treze, sugere, em um primeiro momento, analisar de forma crítica como o tempo está sendo gasto e onde é possível delegar. Vale, por exemplo, entender quais são as suas debilidades no trabalho – é provavelmente onde você gasta muito tempo para exercer alguma tarefa. Pode haver alguém na equipe com um perfil melhor para exercer uma determinada atividade.

Ao organizar a agenda do dia, é importante dimensionar de forma realista o tempo que será gasto em cada atividade. “Não é um erro ocupar a agenda toda, desde que se dimensione o tempo certo para cada compromisso”, diz Heloiza.

Com o acúmulo de trabalho por conta das férias coletivas, é importante ter em mente que talvez seja necessário estender o tempo no escritório.

Organize sua agenda para o fim do ano

  • Não perca o ritmo porque é fim de ano
  • Revise prazos e urgências de projetos que precisam ser entregues ainda este ano
  • Avalie os compromissos que podem ser deixados para o início do ano
  • Evite que atividades pessoais – como compras de presentes – roube tempo de atividades do trabalho
  • Acompanhe constantemente o calendário. O tempo passa voando e quando você menos espera metade do mês se foi e você o que deveria ter feito

Os compromissos sociais após o expediente também precisam de atenção. Para ganhar tempo, Heloiza faz algumas recomendações.

  • Pensar na roupa que usará à noite antes de sair de casa (é possível levar a troca na bolsa ou na mochila ou já vestir algo adequado para o trabalho e o encontro social)
  • Usar aplicativos de trânsito que recomendem o caminho mais rápido
  • Deixar o carro em casa e usar transporte público para fazer alguma tarefa enquanto estiver se deslocando de um local a outro

Tenha em mente que planejamento e organização são duas palavras-chave para administrar a agenda de fim de ano. Priorize o que deve ser priorizado e boa sorte!

 

Adriana Fonseca é jornalista, tem 14 anos de experiência na cobertura de carreiras e empreendedorismo e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Hoje, escreve e edita em seu home office.

Compartilhar essa página