Você terá cinco carreiras ao longo da vida. Prepare-se!

Por Robert Half 8 de novembro de 2017

​Por Adriana Fonseca

Mudar de carreira pode ser difícil, solitário, desanimador e caro. Ainda assim, especialistas dizem que teremos entre três e cinco carreiras ao longo da vida. A era do emprego para uma vida inteira acabou definitivamente, isso porque, cada vez mais, as pessoas querem alinhar trabalho e propósito de vida.

Atualmente, o que vemos é mais ou menos o seguinte. Durante seus vinte e poucos anos as pessoas estão descobrindo o que elas não gostam. Depois, na casa dos 30, mudam para uma carreira que realmente amam. Com o passar do tempo, nossas necessidades e desejos também vão mudando, e é natural que o trabalho acompanhe essas mudanças.

Alterar o rumo profissional requer preparo.

Para decidir que caminho seguir, por exemplo, é importante saber qual é o seu propósito de vida. Nesse caso, desenvolver o autoconhecimento é fundamental. Isso vai impedir, inclusive, que você faça uma mudança de carreira baseada em modismos ou em aspectos pouco duradouros, como um salário mais atrativo.

Quando souber para onde vai caminhar, será importante construir uma nova rede de contatos, mais alinhada à sua nova realidade. Frequentar eventos e cursos pode ajudar nesse desafio.

Por fim, transições de carreira impactam em custos. Começar em uma nova área pode significar ganhar menos por um tempo, por isso é importante se planejar financeiramente, ou fazer a troca gradualmente quando for possível.

Vendo assim pode parecer que mudar de carreira é algo quase impossível. Como dissemos no começo do texto, é uma decisão que pode ser, sim, difícil, mas não é impossível. Há várias histórias de quem deu esse passo e escolheu um novo caminho. Com planejamento e autoconhecimento o desafio tende a ser mais suave e o resultado, mais duradouro.

* Adriana Fonseca é jornalista, tem 15 anos de experiência na cobertura de carreiras, empreendedorismo e startups e já publicou no jornal Valor Econômico, na Folha de S.Paulo e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

More From the Blog...