Você fala inglês?

Por Robert Half 7 de novembro de 2019

Um dos maiores desafios, segundo recrutadores, é encontrar profissionais qualificados que dominem uma segunda língua. De acordo com o 9º Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 6 em cada 10 desempregados declararam ter nível avançado ou fluência em um segundo idioma, além da língua portuguesa.

Hoje, a exigência do inglês não está restrita a cargos altos ou grandes companhias. Um estagiário, analista júnior ou recepcionista de uma empresa de médio porte que mantenha relações com organizações de outros países precisa do idioma nas tarefas diárias. Para cargos elevados, a qualificação é obrigatória.

De acordo com o indicador, dentre esses profissionais - que possuem formação superior e 25 anos ou mais - 92% revelaram que falam inglês em nível avançado ou fluente, 39% falam espanhol, 7% francês, 4% alemão e 3% italiano.

Do outro lado, 43% dos executivos entrevistados declararam que sua empresa exige uma segunda língua na hora de contratar um profissional. Desse universo, 96% exigem inglês, 52% demandam espanhol, 7% francês, 6% alemão, 2% italiano, e até mandarim (4%) e japonês (2%).

Seu inglês é fluente?

Como autoavaliar a fluência do seu idioma?

É sugerido que você utilize quatro classificações. Veja abaixo em qual desses níveis você se encaixa.

1) BÁSICO: leve compreensão do idioma

Essa classificação é para aqueles que já estudaram alguma vez, mas não conseguem manter uma conversa ou compreender um e-mail.

Se você é capaz de compreender expressões cotidianas, se apresentar e entender enunciados simples quando o interlocutor falar algo lentamente, o ideal é que utilize essa classificação.

2) INTERMEDIÁRIO: consegue iniciar uma conversa

No nível intermediário o profissional é capaz de compreender textos e já possui um vocabulário na sua área de especialidade. É capaz de se posicionar na maioria das situações e consegue descrever suas experiências profissionais e ambições para o futuro.

Se você já estudou o idioma por um tempo e consegue iniciar uma conversa, mas ainda tem dificuldade em manter um diálogo fluido, você possui esse nível de fluência.

3) AVANÇADO: fala bem e domina a leitura e a escrita

No avançado, o profissional já “consegue se virar sozinho”. Isso significa que ele é capaz de compreender textos complexos e expressar-se de maneira espontânea sem esforço.

Se você consegue se expressar de forma clara e estruturada em todas ocasiões – sociais e profissionais – você está no nível avançado.

4) FLUENTE: entendimento total da língua

Na maioria dos casos, chegar a este nível é uma consequência de ter morado no exterior um bom tempo.

Se você fala com clareza, tem um vocabulário amplo e domina totalmente a língua em situações complexas, você é fluente.

E depois do inglês?

Já tem inglês realmente bom - ou acha que tem?

E depois? No vídeo abaixo, o gerente de recrutamento Vitor Magalhães Silva fala sobre o tema. Vale a pena conferir!

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS

More From the Blog...