Você já dispensou uma entrevista de emprego pelo telefone? Pois saiba que essa pode não ser a melhor estratégia. Independentemente se você está em busca de um novo trabalho ou não, pode ser interessante ir até a entrevista mesmo que, em um primeiro momento, a oportunidade não lhe atraia muito.

Afinal, é sempre uma chance de testar suas habilidades diante de um entrevistador e aumentar sua rede de contatos.

Para provar a você que comparecer a todas (ou quase todas) as entrevistas para as quais você é chamado é, sim, uma boa estratégia, o site americano Glassdoor listou algumas razões que vão lhe convencer. Dá uma olhada.

1. Prática

Se você não está muito entusiasmado com a oportunidade de emprego, usa a entrevista para praticar sua habilidade de responder questões difíceis. Quanto mais entrevistas você frequentar, mais confiante vai se tornar.

2. Network

Entrevistas de emprego abrem portas para novos relacionamentos. Mesmo que você não esteja interessado naquela companhia no momento, é uma chance de estabelecer contato com a empresa.

3. Feedback

Outra forma de tirar vantagem da entrevista é receber uma opinião crítica sobre seu currículo. Pergunte ao recrutador o que ele deseja dos melhores candidatos e use essa informação para aperfeiçoar a forma como você vende suas habilidades no documento.

4. Futuro

Se a entrevista for boa, o recrutador pode se lembrar de você para uma vaga futura que atenda melhor suas necessidades e objetivos.

5. Negociação

Ao encarar a entrevista como algo experimental, você pode usá-la para testar suas habilidades de negociação. Caso o processo siga adiante, você pode negociar salário e benefícios com o recrutador.

Além de tudo isso, a proposta pode surpreender. Se você não for, nunca saberá. Agora, caso perceba que aquele emprego realmente não é o que você quer no momento, encerre sua participação no processo de seleção logo no começo. Seu tempo e o do recrutador são valiosos!

No vídeo abaixo, Alexandre Attauah, gerente sênior de recrutamento da Robert Half, fala sobre o tema:

Quer receber mais conteúdos como este?

Se você gostou deste post, assine nossa Newsletter para receber mensalmente artigos relacionados à dicas de carreira, recrutamento e mercado de trabalho.

ASSINAR NEWSLETTER