Superação e motivação são fundamentais, tanto no esporte quanto no mundo corporativo

Por Robert Half on 20 de junho de 2023

 

Quero escutar o Podcast

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Atletas paralímpicos são inspiração para muita gente. A admiração por essas pessoas com deficiência (PCDs) é enorme, assim como a força de vontade diárias delas. “A superação é uma escolha”, define o atleta paralímpico, multicampeão da natação, Daniel Dias, em episódio do podcast Robert Half Talks.

Dias, que nasceu 35 anos atrás com má-formação congênita dos membros superiores e na perna direita, acabou de se aposentar das competições e hoje é gestor do Instituto Daniel Dias. Ele lembra que “todo mundo tem problemas na vida, que impõe muitos desafios, mas em todo momento a gente tem que fazer escolhas, todo dia se levantar, acreditar e seguir. Quando você tem uma meta muito clara, sabe o caminho que tem de percorrer”.

Uma das suas “armas” é o sorriso largo que Dias sempre demonstrou ter pronto para vencer em cada ocasião, em cada novo desafio.

Envie sua vaga

Disciplina, persistência e planejamento

A gerente de Parcerias Estratégicas da Robert Half, Débora Ribeiro, faz uma analogia entre o esporte e o mundo corporativo, sobretudo em termos das rotinas diárias. “Dos dois lados, é necessária muita disciplina, regularidade, resiliência, persistência, planejamento, foco, saber lidar muitas vezes com frustrações ou com imprevistos”, diz.

Dias admite que o planejamento estratégico é inerente ao esporte, com suas metas e planos, mas admite que, para deixar a cabeça forte nos dias chatos de trabalho (ou de treino), a motivação tem de vir do propósito. “O propósito nos move, deixa um legado, não para as pessoas, mas nas pessoas”, afirma.

Esporte e inclusão

Apaixonado por esporte, Daniel Dias fundou em 2014 o Instituto Daniel Dias, que visa oferecer treinamentos de natação paralímpica às pessoas com deficiência da cidade de Bragança Paulista e região (SP). “Com o instituto, uso o esporte para trabalhar a inclusão. Através dele, muita criança pode praticar e vencer na vida”, afirma.

Leia também: Diversidade = positividade

Débora cita uma frase do presidente da Robert Half sobre motivação e disciplina. “Realmente, a motivação não é sempre constante. Ela vai e volta. O que mantém o ser humano pronto a atingir os objetivos é a disciplina, o cumprimento de uma meta específica”, diz.

“Quando a gente supera uma adversidade, certamente nos mostramos preparados para as próximas”, garante. Ela recorda que muitos dos livros que estão hoje na biblioteca da empresa são relatos de superação de esportistas e dos seus treinadores. “Adquirimos um melhoramento na nossa inteligência emocional”, comenta.

“A superação é muito individual, mas no mundo corporativo é muito importante ter o apoio do time, dos gestores e da empresa, para conseguir seguir em frente. Mas a resiliência é impactada pelas tecnologias, principalmente atrapalha na ansiedade [típica] da geração Z. É preciso ter consciência, para não terceirizar a culpa e perseguir seu objetivo”, comenta.

“Sozinho, a gente não consegue nada. Mas sempre fiz o extraordinário. Você já deu o seu máximo? Se eu não tivesse saído da minha zona de conforto, não teria conseguido. Um treinador sempre me disse: ‘Divirta-se no processo’”, concorda Daniel Dias.

Guia Salarial da Robert Half

No Guia Salarial da Robert Half você encontra a mais completa pesquisa salarial e um estudo sobre tendências de contratação no mercado brasileiro.

Pódios dourados

Daniel Dias é o maior medalhista paralímpico brasileiro da história, com três troféus do Prêmio Laureus, considerado o “Oscar do Esporte”.

Ele competia como nadador da categoria 100m livre S5, voltada para atletas com falta de coordenação motora de grau moderado, transtorno do movimento de alto grau na base do tronco e nas pernas, ou com ausência de membros.

Você também pode gostar de: Como melhorar a diversidade

Daniel Dias bateu inúmeros recordes e somou na carreira 27 pódios em Jogos Paralímpicos (esteve presente em Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021, de onde se despediu das piscinas). O nadador foi porta-bandeira da delegação e Londres, competição na qual conquistou seis medalhas de ouro nas seis provas individuais disputadas. Esse desempenho o tornou o atleta brasileiro com maior quantidade de “pódios dourados” na história.

O ex-atleta conquistou 40 medalhas em seis mundiais (31 ouros) e 33 pódios dourados em Jogos Parapan-americanos.

Ouça abaixo o episódio na íntegra.

 

Episódio #1: ESG: como ele impacta na hora de contratar? - com Carlo Pereira e Fernando Mantovani

Episódio #2: Match Perfeito na contratação - com Paul Ferreira, da FDC, e Mário Custódio

Episódio #3: Guia Salarial - com Leonardo Berto e Vitor Silva

Episódio #4: Saúde Mental - com Jackie de Botton, da TSOL, e Maria Sartori

Episódio #5: Transformação Digital nas empresas brasileiras - com Edvalter Becker Holz, do Insper, e Caio Arnaes

Episódio #6: Oficeless: desafio para o RH - com Matheus Fonseca, da Movile, e Lucas Nogueira

Episódio #7: Que venha 2022 - com Vittorio Danesi, da Simpress, e Fernando Mantovani

Episódio #8: Diversidade e Inclusão - Denise Brito, da Sodexo Débora Ribeiro

Episódio #9: Mentiras no Currículo - Amanda Adami e Thiago Zuppo (Robert Half)

Episódio #10: Dia Internacional da Mulher - Flavia Alencastro, Maria Sartori (Robert Half) e Tatiana Monteiro de Barros (UniaoBR) 

Episódio #11: Dia Internacional da Felicidade - Érika Moraes (Robert Half) e Renata Rivetti (Reconnect Happines at Work) 

Episódio #12: Tendências em Benefícios - Marcela Esteves (Robert Half) e Cesário Nakamura (Alelo) 

Episódio #13: Mitos e Verdades do Recrutamento - Alexandre Attauah e Carolina Cabral (Robert Half) 

Episódio #14: Universidades X Mercado de Trabalho - Leo Berto (Robert Half) e Professor Carlos Netto (Mackenzie) 

Episódio #15: Filhos no Curriculo - Michelle Terni (Filhos no Currículo) e Mariana Horno (Robert Half) 

Episódio #16: Síndrome do Impostor - Henrique Bueno (Wholebeing Institute Brasil) e Maria Sartori (Robert Half)

Episódio #17: Infoxicação - Luciano Pires (Café Brasil) e Vitor Silvério (Robert Half)

Episódio #18: Motivações para a liderança - Tatiana Iwai (Insper) e Mario Custódio (Robert Half)

Episódio #19: O futuro do trabalho - Daniel Luz (Miranos) e Lucas Nogueira (Robert Half)

Episódio #20: Neurodiversidade - Christine Schroeder (UFRGS) e Debora Ribeiro (Robert Half)

Episódio #21: Burnout - Rui Brandão (Zenklub) e Erika Moraes (Robert Half)

Episódio #22: New Hires - Eduardo Carmello (Entheusiasmos) e Glauco Benatti (Robert Half)

Episódio #23: O Papel do Headhunter - Mariana Santos, Caio Rodrigues e Müller Gomes (Robert Half)

Episódio #24: A importância de estudar novos idiomas para o mercado - Ho Mien Mien (Outliers Academy) e Caio Arnaes (Robert Half)

Episódio #25: Guia Salarial - Vitor Silva e Leonardo Berto (Robert Half)

Episódio #26: Você sabe o que é o etarismo e como combatê-lo nas empresas? - Cris Pàz (crizpaz.art) Ana Guimarães e Patrícia Alves (Robert Half)

Episódio #27: A acessibilidade no cotidiano das empresas - Bruno Mahfuz (Guiaderodas) e Debora Ribeiro (Robert Half)

Episódio #28: Saúde Mental - Guilherme Spadini dos Santos (psiquiatra e psicoterapeuta), Diana Gabaniy (The School of Life) e Maria Sartori (Robert Half)

Episódio #29: Porto Digital - Beto Macedo (C.E.S.A.R) e Reiva Melo (Robert Half)

Episódio #30: Nomadismo Digital - Matheus de Souza (Nômade Digital) e Alex Arima (Robert Half)

Episódio #31: Inovação com Cuidado - Demetrio Teodorov (Kyvo) e Luciano Vitor (Robert Half)

Episódio #32: Marca pessoal: você é o que você posta? - Flávia Montes (Brand You Up) e Amanda Adami (Robert Half)

Episódio #33: Você sabe qual é o impacto do storytelling na sua vida? Confira! Confira! - Leonardo Calixto (Youexp) e Lucas Nogueira (Robert Half)

Episódio #34: Disciplina e Educação Financeira - Maria Rosenberg (Pontte) e Vitor Silva (Robert Half)

Episódio #35: Dicas de Entrevista - Lais Vasconcelos e Patricia Alves (Robert Half)

Episódio #36: Profissionais de Tecnologia - Elisa Jardim e Viviane Sampaio (Robert Half)

Episódio #37: Como desconstruir estereótipos de gênero - Tatiana Iwai (Insper), Patricia Alves e Flávia Alencastro (Robert Half)

Episódio #38: Mistura geracional é a grande novidade do mercado de trabalho na atualidade - Sérgio Serapião (Labora RH) e Fernando Mantovani (Robert Half)

Episódio #39: LGPD para Leigos - Mauricio Rotta (GEP Compliance) e Elisa Rodrigues (Robert Half)

Episódio #40: Perspectivas de Mercado - Odair Abate (Noroeste) e Leonardo Berto (Robert Half)

Episódio #41: Os rumos do profissional de ESG - Viviane Torinelli (Referência na área de ESG) e Ana Carla Guimarães (Robert Half) 

Episódio #42: Cultura Corporativa - Mariana Santos e Amanda Adami (Robert Half) 

Episódio #43: Encantamento - Alexandre Slivnik (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) e Fernando Mantovani (Robert Half) 

Robert Half Talks

Lançado em outubro de 2021, o Robert Half Talks está disponível nas principais plataformas de áudio e agregadores de podcasts. Em um bate-papo inteligente e descontraído entre headhunters da companhia e grandes nomes do mercado, o Robert Half Talks será uma atração quinzenal, com o objetivo de levar aos ouvintes discussões relevantes sobre o futuro do trabalho e dicas de como se adaptar a um mundo em constante transformação.

Mais informações sobre o Robert Half Talks você confere em: Podcast: Robert Half Talks | Robert Half

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossas agências de empregos de São Paulo. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.

Mais em nosso Blog