Quem é o Headhunter de TI?

Por Robert Half 5 de fevereiro de 2020

Por Débora Ribeiro

Você gosta dos assuntos Tech, mas é formado ou tem um curso técnico em outra área? E você que é de TI, adora o tema, mas não quer mais atuar na área operacional: já pensou em ser um headhunter de TI?

Como podemos acompanhar, o mundo corporativo e os investimentos tecnológicos vêm se mostrando cada vez mais inovadores. Para se diferenciar, as empresas buscam por parceiros e pessoas com características que se destacam, de acordo com as necessidades delas.

Quando falamos em recrutamento e seleção, é necessário que os profissionais estejam cada vez mais adaptados e abertos a novos modelos e metodologias de busca que impactam diretamente em todos envolvidos. Assim, o processo seletivo torna-se mais robusto e, quando falamos do mercado de TI, esse desafio é ainda maior.

Por conta disso, o recrutamento especializado gera uma conexão maior com o candidato e as contratações ganham em qualidade e assertividade.

Para se destacar no mercado de seleção em Tecnologia, o ideal é você ter familiaridade com esse universo. Entender, por exemplo, das linguagens de desenvolvimento, metodologias, frameworks, cloud, infraestrutura, IA, Blockchain, Big Data, segurança da informação, entre outras especificidades, é fundamental, pois gera credibilidade para o profissional que está sendo entrevistado e estabelece uma confiança e abertura maior em todas as etapas do relacionamento em um processo seletivo. 

Além disso, o universo de Tecnologia passa por constantes transformações, o que exige do recrutador de TI estar em constante desenvolvimento. 

Vamos falar de algumas características essenciais do Headhunter de TI:

 1.        Boa comunicação

O recrutador deve ter uma boa comunicação e saber se conectar tecnicamente com os profissionais de TI. Deve entender quais projetos chamam mais a atenção e engajam os candidatos, quais seriam as motivações para uma mudança, que tipos de segmentos os atraem, quais tecnologias gostariam de trabalhar/aprender, qual o modelo de trabalho que melhor se adapta: remoto, com home office, qual o dress code, e também se combina com os valores e cultura da empresa.

Além disso, é importante estabelecer uma relação de transparência desde o início, gerenciando expectativas do candidato, saber quais outros projetos/processos está envolvido e dar feedbacks, sendo eles positivos ou não.

2.        Networking

Para ter sucesso na carreira, é crucial que o recrutador de TI esteja em contato com profissionais do segmento, peça indicações e marque presença em eventos de tecnologia. Portanto, sempre que se conectar com um bom profissional, peça indicação de alguém que ele admire/recomende.

3.        Estudo constante

É necessário estar sempre atualizado, afinal, o mercado de TI não para nem por um segundo. Portanto, a leitura é essencial, podendo ser desde livros, blogs sobre tecnologia, revistas, como também assistir séries, ouvir podcasts e participar de eventos. Essas ações farão toda a diferença no dia a dia do recrutador de TI.

4.        Habilidade de vendas

Sim, recrutar também exige um skill de vendas, afinal, quando for apresentar uma posição para um profissional, ou até quando for falar sobre um candidato para um cliente, você tem que vender os dois, certo? Sendo assim, atente-se aos detalhes.

Quando falar de uma posição para o candidato, ressalte os motivos de a posição estar aberta, as tecnologias que o profissional irá utilizar no dia a dia, os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo, perspectivas de carreira, localização, cultura etc.

E quando for falar sobre um profissional para o seu cliente, ressalte os principais projetos os quais ele atuou, as tecnologias usadas, o motivo de estar interessado na posição ou estar em uma movimentação de carreira, além dos skills pessoais.

Os desafios e aprendizados são diários, portanto se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre esse universo, essa pode ser uma grande oportunidade para a sua carreira.

Débora Ribeiro é Especialista em Recrutamento de TI na Robert Half

Seja um Headhunter na Robert Half

Se você deseja fazer parte de uma empresa que está mudando a forma como é feito o recrutamento na América Latina, junte-se a nós!

More From the Blog...