Qualquer fã de 'Game of Thrones' sabe que “winter is coming” e que ele está cada vez mais perto. Tempos difíceis estão à frente e vão exigir um monarca forte no Trono de Ferro. Vários são os candidatos ansiosos por ocupar esse posto. Mas quem estará mais apto a vestir a coroa e proteger o reino? Os Lannister? Os que restaram do clã Stark? Ou será que os dragões Targaryen prevalecerão? De muitas maneiras, a batalha pela supremacia nos Sete Reinos é como a competição por cargos de liderança nos negócios.

Sempre que surgirem posições de alto escalão, haverá uma gama de interessados a assumir o posto - cada um com seu próprio estilo de liderança, habilidades, personalidade e motivações. O gerente de contratação deve avaliar as necessidades da organização (reino), ponderar os pontos fortes de cada indivíduo e, em seguida, escolher. Qual personagem de 'Game of Thrones' será o melhor líder? Hipoteticamente, se os personagens da série passassem por um processo de recrutamento, essa seria nossa avaliação:

Tommen Baratheon
O jovem Rei Tommen tem muitos dos atributos de um líder bem-sucedido. Ao contrário de seu cruel e irresponsável ex-irmão Joffrey, ele parece sábio, pensativo e modesto. No entanto, a idade conta contra ele. Tommen é muito jovem para assumir o comando de seus exércitos. Há também uma certa ingenuidade evidente, que decorre de sua infância protegida como um príncipe nunca teve a intenção de tomar o trono. Sem uma liderança forte, Tommen não está completamente pronto para o trabalho.

Veredito: Apesar de seu potencial, não é o momento para ele.

Jaime Lannister
Sir Jaime Lannister - um membro da Guarda Real da Casa Lannister - tem a aparência, charme e inteligência e um evidente senso de dever. Mas apesar de suas habilidades, personalidade e poderoso apoio de Casterly Rock, ele é um personagem em conflito. Em suma, existem muitos esqueletos no armário. Afinal, ele é um Regicida – será que pode ser confiável em um papel de liderança? Confrontado com uma colega de baixo desempenho, ele pode querer resolver o assunto a seu modo.

Veredito: Indivíduo capaz, porém com certo risco.

Robb Stark
Apesar de já não estar mais entre os finalistas, na parte inicial de sua carreira, o "Rei do Norte" mostrou-se um grande motivador que poderia dar o exemplo e obter resultados - alguns dos traços desejados em um líder. No entanto, uma falha em manter suas promessas e uma escassez de ideias, o fizeram perder vantagem. Ele não conseguiu ver os dois lados da moeda e, em seguida, fez más decisões.

Veredito: Mostrou potencial para ser um grande líder, mas acabou perdendo a cabeça.

Stanis Baratheon
Stanis acredita que tem o que é preciso para ser um grande líder, mas ele é tão forte quanto ele pensa? Ele tem uma visão e fé na sua própria capacidade, mas ainda age muito sobre a influência dos outros ... e das artes das trevas. Rodeado por uma equipa forte, ele pode vir a ser uma figura eficaz. Mas o poder de personalidade não está lá.

Veredito: Alguns pontos fortes, alguns pontos fracos: um candidato mediano.

Margaery Tyrell
Educada, bonita e perspicaz, Margaery é uma figura impressionante. Sempre graciosa, ela demonstra carinho e empatia para com os colegas em todos os níveis. No entanto, essa jovem senhora é impiedosamente ambiciosa e sabe exatamente como conseguir o que ela quer. Ela exibe muitas das características valiosas no mundo corporativo: é do tipo que vai executar bem por um tempo curto, mas, em seguida, vai seguir em frente em busca de um prêmio maior.

Veredito: Candidato credível, mas improvável de ser um ativo de longo prazo para qualquer empregador.

Daenerys Targaryen Conhecida como a 'Mãe de Dragões', certamente poderia agitar as coisas um pouco. Daenerys mostra um apetite para tomar as grandes decisões e tem fortes habilidades de gestão de pessoas. Ela é também aprende rápido. Se os empregadores estão procurando um perfil que pode trazer as coisas de volta aos trilhos, Daenerys pode ser a pessoa certa para o trabalho. Mas ela tem uma veia cruel; não há espaço para um compromisso. A menos que ela tenha total autonomia, não vai funcionar.

Veredito: Tem talento, mas é um dissidente: vai ser difícil de se trabalhar.

Jon Snow
Se os empregadores estão procurando alguém com habilidades fortes e experiência, perfil de liderança natural, Jon Snow é o seu homem. Ele não é perfeito, mas ele está altamente treinado, é adaptável e, como membro da Patrulha da Noite, está habituado a trabalhar em condições adversas. Jon executa o trabalho sem qualquer senso de ego ou o benefício, incentivando os outros a se engajarem na missão, cultura e objetivos. De muitas maneiras, ele é uma estrela em formação.

Veredito: Jon Snow mostra muitos dos atributos associados com grandes líderes empresariais. E aí, qual seria seu escolhido?

Traduzido e adaptado do original Which ‘Game of Thrones’ character would make the best leader?