Pedir indicação para uma vaga pode ser uma saia justa, ainda mais quando você precisa de um amigo para te ajudar. É adequado pedir este favor?

BUSCAR TRABALHO

A resposta é, depende do grau de intimidade que vocês têm. Afinal, sua indicação colocará o nome do seu amigo em jogo. Seu desempenho à frente do cargo pode influenciar na credibilidade dele dentro da companhia.

Caso opte por pedir a indicação, comece com um bate-papo franco. Peça ao seu amigo uma opinião sincera sobre sua afinidade com a vaga.

Será que você tem as qualificações necessárias? Por mais que uma indicação possa, de alguma forma, ajudar em uma contratação, contam ainda mais o perfil profissional, experiência e as características que o posto almeja. Uma indicação também não é segurança de que a contratação será 100% certeira. Você concorda com a cultura da empresa? Vai gostar do estilo de gestão? Após essa reflexão, deixe que ele decida sobre a viabilidade de te indicar. E entenda a decisão de seu amigo, mesmo que não seja o que você espera. Afinal, a sinceridade é um aspecto extremamente importante.

Débora Ribeiro, consultora de recrutamento da Robert Half, fala sobre o assunto no vídeo abaixo:

Caso ele resolva apontar o seu nome como uma opção, não fique cobrando um retorno o tempo todo. Lembre-se de que quem decide é a empresa e não ele. Espero que estas dicas te ajudem na carreira!

Perguntas Frequentes

Respondemos às dúvidas mais frequentes dos nossos candidatos. Clique no botão abaixo para assistir todos os vídeos da série.

ASSISTIR AOS VÍDEOS