O que é sucesso para você?

By Robert Half 4 de August 2017

Por Fernando Mantovani

Em uma sala de entrevistas, uma vez uma candidata me perguntou: “o que devo fazer para alcançar o sucesso profissional?” Eu, que tenho mais de 10 anos de experiência com recrutamento e seleção, gostaria de poder responde-la com listas tipo “os 10 passos para o sucesso”, “10 dicas para chegar ao sucesso”.

Se buscarmos no dicionário a definição da palavra, vamos encontrar coisas como: ter êxito em algo, bom resultado, triunfo... mas será que existe uma resposta única? Será que se nos espelharmos em pessoas que são consideradas “de sucesso” atingiremos nosso objetivo? Tem uma frase do médico e filósofo alemão Albert Schweitzer que diz: “O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que faz, você será bem sucedido”.

Estudos comprovam que uma pessoa que faz o que gosta e trabalha feliz, é mais produtiva, criativa e inovadora. 

Autoconhecimento

Voltando à candidata, como resposta eu devolvi a pergunta: O que é sucesso para você?  Reconhecimento, conforto financeiro, bons benefícios, viagens internacionais ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa podem ser a medida de felicidade e sucesso para algumas pessoas. Para outras, trabalhar feliz significa ter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, sentir-se diariamente desafiado, morar perto do trabalho ou até trabalhar menos. Não existe uma resposta única e cada pessoa precisa se conhecer o suficiente para saber o realmente a faz feliz.

Tendo em mente o que procura, como dicas que podem ajudar durante a busca por uma recolocação ou na troca de um emprego, eu diria:

- Entenda bem a empresa e a vaga logo no processo seletivo: será que o que eles oferecem tem a ver com seus objetivos, valores e propósitos?

- Olhe para o longo prazo: é um lugar ou uma oportunidade que vai agregar valor à sua carreira de acordo com seus objetivos?

Lembre-se: Fazer o que gosta é liberdade. Gostar do que faz é felicidade. E esse conjunto pode, sim, ser a chave para o sucesso!

* Fernando Mantovani é diretor geral da Robert Half

More From the Blog...