Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Por Fernando Mantovani

Uma vez, em uma sala de entrevistas, uma candidata me perguntou: “o que devo fazer para alcançar o sucesso profissional?”. A resposta poderia ser dada com algo como uma lista do tipo “os 10 passos para o sucesso” ou “10 dicas para chegar ao sucesso”. Contudo, o conceito vai muito além que apenas algumas recomendações enfileiradas em tópicos.

Se buscarmos no dicionário a definição da palavra, encontraremos coisas como: ter êxito em algo, bom resultado, triunfo etc., mas será que existe uma resposta única? Será que se nos espelharmos em pessoas que são consideradas “de sucesso” atingiremos nosso objetivo? Existe uma frase do médico e filósofo alemão Albert Schweitzer que diz: “O sucesso não é a chave para a felicidade. A felicidade é a chave para o sucesso. Se você ama o que faz, você será bem-sucedido”.

Acompanhe o texto a seguir e compreenda melhor como o sucesso pode ser encarado.

Confira!

Como definir sucesso e qual é a importância de buscá-lo no campo profissional?

A definição do sucesso é algo completamente subjetivo. A razão disso é até óbvia e se concentra no fato de que cada ser humano é único e nenhum substitui o outro. Uma frase do Dr. Lair Ribeiro representa bem essa afirmação: "Sucesso é conseguir aquilo que se quer, independente do que seja".

Perceba como a simplicidade dessa frase consegue nos colocar em reflexão para pensar a respeito do que é sucesso para nós mesmos. Ou seja, entender aquilo que nos é importante e trabalhar para alcançar esse fim. Talvez, a plenitude de nossos atos resida nesse tipo de orientação de vida.​

Índice de Confiança Robert Half​ ​

O ICRH monitora o sentimento de recrutadores, profissionais empregados e desempregados com relação ao mercado de trabalho e economia atualmente e para os próximos seis meses.​ ​

Quando falamos do campo profissional, definir aquilo que se quer é ainda mais importante. O tempo é senhor de tudo e quanto antes nos lançarmos a buscar nossa realização, maiores serão as chances de obter o sucesso. O conceito de propósito cai muito bem aqui, pois antes mesmo de traçar planos e metas, é importante definir o objeto de busca.

Já dizia o coelho a Alice: "Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve". Muna-se de seu propósito e nada terá sido em vão. Com uma orientação clara a respeito do alvo, o caminho se torna mais claro e todas as forças ao seu redor concorrerão para você alcançar seu objetivo. Tomar isso como premissa é uma chave importante para lograr o êxito profissional.

Como saber se o sucesso foi alcançado?

Tão subjetivo quando a própria definição de sucesso pode ser a consciência se ele foi alcançado ou não. Para cada pessoa, os objetivos são diferentes e os resultados também o serão. Assim, uma boa recomendação para saber se a meta proposta satisfez a pessoa que busca é ser guiado por um planejamento pessoal muito bem construído.

Isso vale principalmente para a vida profissional. Perceba que pouca coisa que nos rodeia está sob nosso controle, ao contrário do que muita gente pensa. No entanto, existe uma pequena zona que controlamos e é nela que devemos focar.

Assim, traçar alvos claros em nosso campo de atuação é uma boa maneira de saber se o sucesso chegou. Alcançando esses objetivos, poderemos vencer cada etapa da vida paulatinamente. A satisfação interior advinda disso será de cada um e é uma boa maneira de medir se estamos no caminho certo.

Lembre-se: o desconforto funciona como uma bússola que nos guia rumo ao crescimento pessoal. É lançando-se ao fogo ardente que o aço bruto se transforma em uma linda espada.

Leia também: Planejamento de Carreira: como fazer o seu

Quais são as dicas para ajudar na busca pelo sucesso?

Existem algumas boas recomendações para buscar o sucesso baseado no comportamento dia após dia. Um bom começo é assumir os erros cometidos e, se possível, aprender o máximo possível com cada um deles. Não ter vergonha disso é um ponto importante, assim como também não deixar a timidez ter controle sobre você.

O aprendizado contínuo é fundamental em todo esse processo, lembre-se disso. Basicamente, a razão são duas: a primeira é a constante evolução da nossa sociedade. Tudo muda o tempo todo e a única coisa constante é a própria mudança. O outro ponto diz respeito a nossas falhas. Nem sempre vemos isso e aprender de modo contínuo é uma excelente forma de se corrigir e melhorar.

Você pode gostar de: 5 dicas práticas para a valorização dos funcionários

Como bons parceiros podem ajudar?

Dificilmente alguém progride inteiramente sozinho na vida. Na verdade, isso não faz parte da natureza humana, pois somos seres sociais. Nessa medida, o isolamento pode até mesmo ser considerado inumano e as parcerias são muito bem-vindas na jornada rumo ao sucesso profissional.

Empresas de recrutamento, parceiros de trabalho, a própria família: tudo isso contribui nos anos de trabalho necessários ao sucesso. Assim como não é possível caminhar sozinho, também não se conseguem grandes feitos de forma acelerada. A caminhada requer tempo e estar acompanhado fará toda a diferença.

Reconhecimento, conforto financeiro, bons benefícios, viagens internacionais ou alcançar um cargo no alto escalão da empresa podem ser a medida de felicidade e sucesso para algumas pessoas. Para outras, trabalhar feliz significa ter um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal, sentir-se diariamente desafiado, morar perto do trabalho ou até trabalhar menos. Não existe uma resposta única e cada pessoa precisa se conhecer o suficiente para saber o que realmente a faz feliz.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite e entre em contato conosco e conheça como podemos ajudar você a alcançar o sucesso em sua área profissional!

CHEGOU A HORA DE SER FELIZ NO TRABALHO

Na Robert Half, entendemos que uma equipe motivada e empenhada é uma equipe feliz e produtiva. Profissionais que trabalham felizes se sentem valorizados e fazem contribuições reais.

Saiba como os recrutadores da Robert Half podem ajudar você a construir uma equipe talentosa de colaboradores ou avançar na sua carreira. Operando em mais de 300 locais no mundo inteiro incluindo nossa agência no Rio de Janeiro. A Robert Half pode te fornecer assistência onde e quando você precisar.